A Exide Technologies (www.exidegroup.com) está a publicar um conjunto de dicas para ajudar os profissionais e usuários de motos, a prepararem-se para a próxima temporada de 2021.
Isso inclui dicas sobre como os revendedores se podem prepara para a nova regulamentação da EU sobre embalagens de ácido, como armazenar baterias de forma mais eficaz e como os usuários finais devem carregar e manter a bateria da sua moto para obter os melhores resultados.
Nova regulamentação da UE sobre as embalagens de ácido (Electrólito) No dia 1 de Fevereiro de 2021, entrou em vigor o novo Regulamento da EU 2019/1148 sobre a venda e uso de percursores explosivos.
Isso afecta a venda de baterias de Moto, pois proíbe a venda de packs de electrólito para o cliente final. Os revendedores, não podem vender aos usuários finais os packs de electrólito que acompanham as baterias carregadas secas.
A bateria carregada seca tem que ser formada com electrólito antes de ser entregue ao consumidor. A venda de baterias para outras empresas, como retalhistas e Oficinas, não está sujeita a essas restrições.
Mas todas as empresas devem comunicar essas restrições no ponto de venda para garantir que sejam compreendidas por quem quer que o produto esteja a ser vendido. Isso pode ser feito, por exemplo, colocando avisos nas notas de entrega ou facturas, por meio de etiquetagem e indicações apropriadas na embalagem.
Atualizamos a embalagem das baterias carregadas secas com a mensagem: “Eta é uma bateria seca com packs de ácido sulfúrico. A venda de ácido aos usuários finais é proibida pelo Regulamento da EU 2019/1148. As baterias secas devem ser formadas com ácido antes da entrega aos usuários finais.” A mensagem também é colocada em todas as fichas de dados técnicos, e informações relevantes sobre as baterias em questão, e uma nota está a ser adicionada às Guias de Remessa / Facturas.
Os retalhistas são aconselhados a armazenar as baterias em ambiente fresco (0-25ºC), seco e bem ventilado, livre de faíscas e geada. Devem manter um sistema de manutenção de stock apropriado, como o primeiro a entrar, primeiro a sair, para minimizar o tempo que qualquer bateria permanece em prateleira. Também é importante verificar a voltagem regularmente, especialmente nas baterias AGM Ready e GEL.
Dicas de carregamento
A Exide recomenda que as baterias sejam carregadas se a tensão cair abaixo de 12,45V para baterias de chumbo-ácido (ou 6,2V para baterias de 6V) e, consequentemente, 12,9V para baterias de íon-lítio. Para obter melhores resultados, use o Carregador de baterias Exide 12/2 de íon-lítio, para qualquer bateria de íon-lítio e o carregador de baterias Exide 12/5.5 para todas as outras baterias. Deve evitar chamas ou chispas e garantir uma boa ventilação durante e após o carregamento. Deixe a bateria repousar por pelo menos 12 horas após o carregamento.
Manutenção
A Exide recomenda verificar os cabos, uniões e o resto da bateria quanto a sinais óbvios de danos ou conexões soltas. Recomenda limpar terminais e conectores e aplicar vaselina nos terminais se necessário. Para baterias convencionais, pode ser necessário verificar o nível de electrólito e restabelecer os níveis com água desmineralizada. Verifique sempre se a saída de exaustão está livre de dobras e entupimentos.
Selecione a bateria correta para a sua moto
A Exide tem uma ampla gama de oferta de baterias para Motos & Desportos Motorizados, para servir o Mercado, onde se incluem as Li-Ion, GEL, AGM Ready, AGM e Convencional. Todos os produtos da gama oferecem altos padrões de segurança e desempenho. O motor de busca da Exide (https://www.exidegroup.com/eu/en/brand/exide), torna mais fácil e simples encontrar as melhores opções para a sua moto, seja uma scooter, moto de estrada ou qualquer outro tipo de moto.