Considerada por muitos como a moto de eleição para circular estrada fora e fora de estrada, a GS foi a primeira moto a juntar num só pacote duas áreas muito especiais do motociclismo, combinando na perfeição as características imprescindíveis a uma touring e, ao mesmo tempo, a capacidade de off-road.
Estávamos em 1980 quando a BMW lançou o primeiro modelo da gama, a GS 80, e, desde então a gama não parou de crescer, vendeu mais de 1.2 milhões de modelos e chegou mesmo a aventurar-se na mais exigente prova de Todo-o-terreno do mundo, o Dakar, onde chegou mesmo a triunfar pela mão de Hubert Auriol, logo em 1981.
Desde esses primeiros anos de vida até à atualidade, a GS cresceu literalmente, não apenas em tamanho, mas também em oferta.
O que inicialmente era uma moto com uma só motorização, hoje em dia é uma proposta com oferta variada, desde as monocilíndricas às inconfundíveis bi-cilíndricas boxer, passando pela gama média das F, dos 650cc aos 850cc, às potentes e imponente R 1200 e às quais, há quatro anos, se juntou a G 310 GS.
Um modelo que tem dado claros sinais de longevidade e grande capacidade de renovação, mantendo-se a par das exigências atuais e que continua a ser uma opção sempre presente na altura da escolha de uma touring de enduro.