Um dos segmentos em mais rápido crescimento no mercado de motos é o dos modelos adventure e scrambler. Com maior oferta do que nunca por parte dos principais fabricantes, os motociclistas também os utilizam num cada vez mais amplo leque de atividades, desde viagens de longa distância a passeios fora de estrada.
A Dunlop anunciou a introdução de dois novos pneus nos extremos opostos da oferta adventure: o Mission Trailmax, para reais aventuras no fora de estrada, e o SportSmart TT Trail, um conceito totalmente novo, que elimina as fronteiras até aqui existentes entre os segmentos hypersport e adventure. O SportSmart TT Trail constitui uma opção de “máxima performance” para os motociclistas que pretendem dispor dos mais elevados níveis de comportamento dinâmico em estrada.
Estes dois pneus posicionam-se de ambos os lados do recém-apresentado Mutant, “o crossover para todas as condições climatéricas”, e do Meridian Trailmax, concebido para utilizadores de motos adventure que procuram uma elevada performance tanto em estrada como em caminhos de terra.
Trailmax Mission
O Trailmax Mission oferece uma sólida performance em todo-o-terreno, equiparável à de alguns pneus especificamente trail, mas proporcionado, ainda, elevados níveis de durabilidade, qualidade de condução e estabilidade. A Dunlop testou mais de 30 diferentes protótipos do Trailmax Mission antes de definir a especificação final.
Os testes da própria Dunlop provaram a elevada quilometragem deste pneu: a versão de produção do Trailmax Mission traseiro conseguiu cumprir 12 800 quilómetros em testes, um valor impressionante para um pneu com tal competência em todo-o-terreno.
Desenvolvido para o motociclista adventure de longo curso, o Mission Trailmax é perfeito para todos os percorrem longas distâncias em estrada, mas que, ainda assim, requerem a profundidade da banda de rolamento e a performance que lhes permitam aventurar-se fora do asfalto.
Contributo determinante para o seu desempenho provém da tecnologia de degraus progressivos da Dunlop, aplicada no pneu dianteiro e traseiro. Estes degraus conferem à banda de rolamento maior rigidez e estabilidade do talão, para evitar a flexão, além de permitirem criar maior número de arestas pontiagudas, para que, à medida que a banda de rolamento se desgasta, a aresta pontiaguda seguinte se “eleve” para agarrar ao terreno.
O Trailamx Mission possui talões distintivos, que adicionam rigidez e durabilidade em terrenos rochosos, permitem que sejam utilizadas pressões mais baixas no fora de estrada e ajudam os motociclistas a enfrentar sulcos profundos e desiguais. A parede lateral é fortalecida para acrescentar uma maior durabilidade e resistência aos furos.
O Trailmax Mission é proposto numa gama de pneus dianteiros de 19″ e 21″, e traseiros de 17″ e 18″, para adaptar-se a modelos como a Honda África Twin, a Suzuki V-Strom, a BMW GS, as KTM 1290/1290S e 790R/790S, a Yamaha Ténéré, as Triumph 800/900/1200 e muitos mais.
SportSmart TT Trail
Nem todos os motociclistas adventure pretendem conduzir através trilhos e terrenos rochosos. A sua capacidade de aceleração ao nível da de uma hypersport, e a sua estabilidade em termos de comportamento, podem fazer das potentes motos adventure uma companheira de trackdays de aparência pouco expectável. É por isso que a Dunlop criou um pneu de nicho único para estes motociclistas: uma versão Trail do seu galardoado pneu SportSmart TT.
O SportSmart TT já provou ser um vencedor num teste da revista Fast Bikes, e foi classificado como “Pneu com melhor comportamento” pela revista PS, no seu teste sobre piso seco. Para os motociclistas que procuram o nível máximo de desempenho dinâmico em estrada e em circuito, a Dunlop disponibiliza os impressionantes níveis de performance do SportSmart TT nas mais populares medidas utilizadas pelas motos aventure do momento.
A performance do Dunlop SportSmart TT Trail é obtida através de uma combinação de tecnologias derivadas da competição, incluindo a distintiva banda de rolamento Speed Vent. Este intrincadamente calculado padrão de ranhura da banda de rolamento abre-se e fecha-se quando o pneu gira, criando um efeito de ventilação para melhorar a dissipação do calor.