Terminou recentemente a 97ª edição da prova internacional de Enduro mais antiga do mundo: os Six Days Enduro. Este ano realizou-se na Argentina na Região de San Juan e foi marcada por tempo muito quente e seco, com pó e pedra à mistura.
Os grandes vencedores desta edição foram os Estados Unidos, tendo conquistado o World Trophy (WT) masculino e feminino, mas vejamos as classificações gerais por cada categoria:
Classificação individual geral
Josep García (ESP), KTM, 3:59:29.67
Andrea Verona (ITA), GASGAS, 4:00:39.37
Dante Oliveira (EE.UU.), KTM, 4:05:38.11
World Trophy Masculino
Estados Unidos (Robert, Girroir, Oliveira, Martínez)
França (Espinasse, Le Queré, Larrieu, Roussaly)
Grã-Bretanha (Snow, Watson, Etchells, McCanney)
World Trophy Feminino
Estados Unidos (Richards, Steede, Gutish)
Austrália (Gardiner, Jones, McDonald)
FIM LA (Neves, González, Rodríguez)
Junior World Trophy
França (Giraudon, Alix, Joyon)
Estados Unidos (Oliveira, Aiello, Davis)
Suécia (Norrbin, Semb, Ahlin)
De destacar no World Trophy Feminino a presença da brasileira Bárbara Neves (Honda CRF 250F / E1), que, ao lado das chilenas Tania Gonzales e Valeria Rodriguez, conseguiram o terceiro lugar.
Veja também estágio de Enduro com Steve Holcombe e Diogo Ventura
Presença portuguesa e a edição de 2024
Entre as 28 nações oriundas de cinco continentes, destaque para o contingente luso com uma jovem formação júnior – composta por Frederico Rocha, Rui Fernandes e Francisco Leite e ainda a IS3 Racing Team – Fernando Sousa e Fernando Sousa Jr., inseridos na categoria de clubes.
Participar nesta competição já uma vitória e a afirmação de Francisco Leite, ainda antes da sua estreia com as cores de Portugal, já conta quase tudo:
Muito contente por estar presente nos Seis Dias, ainda por cima num sítio fantástico como a Argentina. As especiais são do meu agrado, vou dar o meu melhor e tentar ajudar a equipa a chegar a um bom resultado. As motos já estão em parque-fechado, agora é preparar tudo ao pormenor para o arranque segunda-feira. Obrigado a todos.
Fazendo um balanço global, o resultado foi positivo para Portugal, garantindo o 7º posto no Junior World Trophy, nesta edição dos ISDE na América Latina, sendo que, no último dia, no ASER – Circuito Internacional de Motocross, bem próximo de San Juan. Aqui alinharam Fernando Sousa nos Clubes e o trio Frederico Rocha, Francisco Leite e Rui Fernandes na classe Juniores.
De destacar que, para 2024, a competição volta à Europa e bem próximo de Portugal, mais precisamente na região de Silleda, na província de Pontevedra.
Será a quinta vez que se realiza em solo espanhol e ainda não tem data definida. É de prever que o vencedor individual deste ano, o espanhol Josep García, tudo faça para vencer junto ao seu público. Ele que se tornou Campeão Mundial de Enduro em 2023, ao vencer a classificação geral da categoria EnduroGP, no primeiro dia da sétima e última ronda do Campeonato do Mundo de EnduroGP 2023, Terra Única-GP de Portugal, que se disputou em Santiago do Cacém, nos dias 6 a 8 de outubro.