10 Motos na Saga de Filmes James Bond – PARTE I: A personagem fictícia James Bond deve-se ao génio criativo do escritor britânico Ian Fleming que, em 1953, criou este agente secreto, ao serviço de Sua Majestade e integrados nos Serviços Secretos (MI6) e com licença para matar, sendo apenas o sétimo agente com esse perfil.
Dos livros ao cinema foi um salto e o primeiro filme da saga foi lançado em 1962 com o nome “Dr. No”. Foi o primeiro de uma saga que já conta com 25 filmes diferentes (dependendo das formas de contagem podem ser mais), sendo que o papel do agente 007 já foi desempenhado por sete atores diferentes.
O primeiro foi um, à data, desconhecido jovem de nome Sean Connery (7 filmes), depois David Diven (Casino Royale, de 1967), George Lazenby (apenas no filme 007 – Ao Serviço Secreto de Sua Majestade, de 1969). Seguiu-se Roger Moore também com 7 filmes, depois Timothy Dalton com duas películas, Pierce Brosnan com 4 e, finalmente, Daniel Craig, com 5 filmes. Especula-se que esteja já “outro” James Bond na calha, mas essa matéria fica fora do nosso âmbito.
Em todos eles 007 é sempre um homem sedutor, inteligente, musculado, mas também calculista e frio que usa todas as suas capacidades e as benesses da tecnologia para vencer o Mal. Costuma adotar uma vida luxuosa, incluindo vícios como o tabaco e álcool, em especial Vesper Dry Martini, batido e não mexido, além de rodear-se de belas mulheres, as populares Bond Girls.
Nos seus filmes, que podem ser em terra, no mar, no ar, no espaço… é normal aparecerem os veículos mais incríveis, sendo que, em vários deles, as motos têm um papel de relevo.
Assim, selecionamos 10 motos de outros tantos filmes. Por ser bastante informação optou-se por partir a crónica em duas partes e por seguir a sequência cronológica dos filmes. Como vão perceber também, nem sempre as motos apresentadas correspondem rigorosamente a modelos reais, mas têm todas por base uma moto real, mais ou menos alterada.
Por último, como seria de prever, sobretudo em cenas arriscadas, recorre-se a duplos profissionais para não correr riscos.
Na maior parte dos filmes as motos acabam por ficar bastante maltratadas, como já vão perceber de seguida.
Veja também O papel das motos na saga de filmes Matrix
Thunderball, 1965
É no quarto filme que apresentamos a primeira moto com um papel verdadeiramente de destaque de uma marca britânica que, infelizmente, não sobreviveu à concorrência, em especial à japonesa, que se começava a afirmar nessa altura.
Trata-se de uma BSA A65 Lightning, com uma magnífica decoração dourada, mas essa não é a melhor parte. A moto é conduzida por uma bond girl (Luciana Paluzzi) que salva 007 (interpretado por Sean Connery) que está a ser perseguido por um inimigo. Como se não bastasse, a moto tem a particularidade de ter uma carenagem integral e lançar rockets a partir da sua carenagem e é assim que salva Bond, que conduz o seu Aston Martin DB5.
No final da cena o pagamento da moto é o de Judas: a Bond Girl lança a BSA por uma ribanceira abaixo e a moto acaba por ser engolida pelas águas de um rio. Uma história com final muito infeliz, pelo menos na perspetiva da moto!