fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Yamaha YZ535 homenageia Stéphane Peterhansel

Redação Por Redação
18 Maio, 2022
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A Yamaha decidou homenagear Stéphane Peterhansel com a sua YZ535 desenvolvida numa edição especial. Peterhansel é o piloto de maior sucesso na história do Rally Dakar, tendo vencido a corrida mais exigente do mundo por 13 vezes, sendo que 6 nas motos e 7 nos carros.

Nascido em 1965, “Monsieur Dakar”, como é conhecido no mundo do desporto motorizado, destacou-se no skate, tornando-se o campeão francês de Downhill antes de mudar o seu foco para as motos. Aos 18 anos, ganhou o campeonato francês de Enduro, bem como várias outras vitórias em supercross, enduro e off-road.

Em 1988, foi coroado Campeão Mundial de Enduro e também fez o seu primeiro Rally Paris/Dakar, aos comandos de uma Yamaha YZE750 Ténéré. O piloto venceria o evento em cima de uma moto da marca dos três diapasões em 1991, 1992, 1993, 1995, 1997 e 1998, antes de mudar para as quatro rodas.

Como muitos pilotos profissionais, Peterhansel treinou e competiu em várias modalidades: enduro, supercross, motocross, supermoto e muito mais. Tanto que, em 1989, a equipa Sonauto Yamaha construiu-lhe a supermotard “YZ535”. Este não era um conceito, mas um “protótipo real” projetado para Peterhansel correr em várias competições.

A base foi uma Yamaha YZ490 refrigerada a ar, equipada com um kit big bore refrigerado a líquido JPX fabricado em França. Não só converteu a moto para refrigeração a água, como aumentou a cilindrada para 535 cm³. Supostamente baixou para 56 cv de potência. A YZ535 também recebeu rodas duplas de 17 polegadas, travões de disco traseiro, travão dianteiro maior, suspensão recondicionada à frente e um amortecedor traseiro Öhlins.

Peterhansel venceria a competição França x Estados Unidos de 1989 no Autódromo de Montlhéry, nos arredores de Paris, nesta supermoto de dois tempos de classe aberta.
A YZ535 permaneceria na coleção da Yamaha Motor France até 2018, quando foi vendida.


 

Tags: Stephane PeterhanselYamaha

RELACIONADOS

Macbor lanças as novas Rockster 125 EVO e Rockster Flat 125 EVO
Notícias

Macbor lanças as novas Rockster 125 EVO e Rockster Flat 125 EVO

A Macbor dá mais um passo decisivo na renovação da sua gama com o lançamento das novas Rockster 125...

Por Redação
23 Julho, 2025
Keeway lança no mercado campanha 0% de juros
Notícias

Keeway lança no mercado campanha 0% de juros

Uma das campanhas promocionais mais aguardadas do ano estará em vigor até 30 de setembro de 2025, mas as...

Por Redação
23 Julho, 2025
Benelli regressa com campanha 0% de juros
Notícias

Benelli regressa com campanha 0% de juros

A campanha “Zero Desculpas” vem sendo uma ação promovida pela Benelli há alguns anos e 2025 não é exceção....

Por Redação
22 Julho, 2025
Sam Sunderland quer ser o mais rápido a dar a volta ao mundo… em moto
Notícias

Sam Sunderland quer ser o mais rápido a dar a volta ao mundo… em moto

O piloto britânico tem como objetivo quebrar o recorde atual de 19 dias, 8 horas e 25 minutos alcançado...

Por Redação
21 Julho, 2025
Próximo Post
Lusomotos comercializa novas botas IXON Gambler WP

Lusomotos comercializa novas botas IXON Gambler WP



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt