Os construtores esforçam-se por tornar as suas motos mais eficientes, seja através de uma melhor tecnologia de combustão, aerodinâmica ou redução de peso. Mas com as normas de emissões mais rigorosas e o aumento do custo do combustível, muitas marcas estão a voltar-se para a eletrificação.
A tecnologia híbrida, embora comum nos automóveis, ainda não se impôs no mundo das motas. As limitações de espaço e peso tornam-na difícil, mas a Yamaha está a tentar algo novo, pelo menos na Índia, com a FZ-S FI Hybrid, uma híbrida leve de 150 cc.
A moto utiliza a unidade eléctrica Smart Motor Generator (SMG), que funciona como um motor de arranque silencioso e suave (uma vez que está ligado diretamente à cambota) e fornece um pequeno impulso elétrico a baixas velocidades.
Assim, a mecânica sem emissões auxilia o motor de combustão interna quando necessário. Esta configuração faz sentido para uma mota leve, em que um pequeno aumento de eficiência e uma melhor resposta do acelerador a baixas velocidades podem ser muito úteis.
A tecnologia híbrida da Kawasaki é diferente. A Ninja 7 Hybrid combina um motor duplo paralelo de 451 cm3 com um motor elétrico. O grupo motopropulsor pode mover a mota por si só em distâncias curtas. Também tem travagem regenerativa, ao contrário da Yamaha.
A abordagem da Yamaha é uma forma mais simples e económica de adicionar benefícios híbridos sem um grande aumento de preço ou grandes alterações à sensação geral da moto.
Por falar em preços, a FZ-S FI Hybrid é bastante interessante, custando 129.400 rupias (cerca de 1.367 euros), pelo que não é mais cara do que uma scooter normal de 150 cc. Em comparação com a Kawasaki Ninja 7 Hybrid, é uma verdadeira pechincha.
Claro que não tem capacidades totalmente elétricas, mas para uma moto híbrida acessível que faz sentido em condições reais, a Yamaha acertou em cheio.
Se esta tecnologia for bem sucedida, o fabricante japonês poderia facilmente alargá-la a modelos maiores e mais comuns. Imagine uma MT-09 híbrida leve ou uma moto de aventura eficiente em termos de combustível com um pequeno impulso elétrico.
