A Yamaha Motor Europe, em colaboração com a TotalEnergies, vai entrar para a história ao tornar o R3 bLU cRU SuperFinale, realizado esta semana no Estoril, o primeiro evento de motociclismo de campeonato mundial a utilizar 100% combustível sustentável. Este marco é um passo significativo na jornada em direção à sustentabilidade nas corridas, com a utilização do combustível TotalEnergies Excellium Racing 100.
O combustível sustentável, produzido a partir de bioetanol derivado de resíduos de vinho, já tinha sido testado com sucesso em competições automobilísticas, como no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Contudo, esta será a primeira vez que será utilizado exclusivamente numa competição mundial de motociclismo, destacando o compromisso da Yamaha em combinar performance e sustentabilidade nas suas atividades de desporto motorizado.
A colaboração entre a Yamaha Motor Europe e a TotalEnergies, iniciada no início deste ano, já tinha resultado na introdução de combustível com 40% de origem não fóssil nas equipas da Yamaha no WorldSBK e na FIM Yamaha R3 bLU cRU World Cup de 2024. Agora, com a adoção de um combustível 100% sustentável para todas as motos no SuperFinale, a marca reafirma a sua liderança na transição para um desporto motorizado mais ecológico.
O R3 bLU cRU SuperFinale, que decorre ao lado da 11ª ronda do FIM Superbike World Championship, reúne jovens pilotos de 14 a 18 anos de todo o mundo, selecionados pelos seus desempenhos nos campeonatos nacionais da temporada de 2024. O vencedor geral, juntamente com um outro piloto escolhido pela Yamaha, garantirá um lugar com apoio total na FIM Yamaha R3 bLU cRU World Cup 2025.
Andrea Dosoli, responsável pelo departamento de Investigação e Desenvolvimento de Corridas de Motociclismo da Yamaha Motor Europe, destacou que este é um momento de transformação no desporto motorizado, com regras técnicas a evoluírem em direção a práticas mais sustentáveis. A parceria com a TotalEnergies permite à Yamaha ser pioneira neste movimento, focando-se tanto na sustentabilidade como na performance, enquanto apoia a nova geração de pilotos.
Para mais informações, visite yamaha.pt