O fim-de-semana correu de feição para o pequeno piloto de 10 anos. Francisco Fernandes, foi até Cáceres competir na segunda etapa do Campeonato Espanhol de Motocross e voltou para casa no Top 15, feito que até agora nunca tinha alcançado.
O Circuito de Las Arenas, em Malpartida de Cáceres, fica para a memória do jovem piloto da Motos VR Yamaha, como a pista onde, para além de ter competido pela primeira vez no Nacional de Motocross do país vizinho, no ano passado, conquistou, este ano, um incrível 14º lugar, entre 55 pilotos em ação. Num sábado marcado por treinos cronometrados, o famoso #113 (que em Espanha compete com o dorsal #123) alcançou a 16ª posição.
No entanto, a sua primeira manga, agendada também para a manhã de sábado, correu de feição e o pequeno Patife recuperou 3 lugares relativamente à posição que tinha alcançado nos treinos cronometrados, acabando assim por garantir o 13º posto.
Já nos treinos livres de domingo, Francisco alcançou um inédito 11º lugar, o que lhe deu a confiança necessária para encarar a segunda manga com outros olhos.
A rodar sempre entre o 11º e o 15º posto durante a segunda manga, o Patife cortou a meta em 12º lugar, algo inédito na sua curta história e passagem pelo Nacional de Motocross.
Com o somatório das duas mangas, Francisco Fernandes saiu de terras vizinhas com o 14º lugar, entre 55 pilotos, na geral da prova, e o 16º lugar no Campeonato Nacional de Espanha.
Competindo com atletas maioritariamente espanhóis, habituados a um nível de competição superior ao que se vive em Portugal, Francisco Fernandes veio confirmar uma vez mais que atravessa uma óptima fase. Para o piloto, este fim-de-semana em Espanha foi “um treino brutal e uma boa aprendizagem. Estou cada vez mais confiante e isso é bom”.
A próxima corrida do pequeno Patife realiza-se já este domingo, dia 23, a contar para o Campeonato Regional Centro Sul, em Aveiras de Baixo.