fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Watkins M001 mostra como é difícil simplificar uma moto

Redação Por Redação
25 Março, 2018
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A Watkins 001 é a demonstração de como é difícil simplificar uma moto, mantendo o essencial dessa mesma moto. O seu criador, Jack Watkins é engenheiro, para além de professor e investigador da Universidade Tecnológica de Gdansk, na Polónia.

Watkins comprou uma BMW R1150T da qual apenas aproveitou o motor, boxer, com o cardán e o amortecedor traseiro. Não utilizou nem sequer as rodas: a dianteira é de uma Yamaha FJ6 e a traseira de uma GS.

E foi aqui que teve início o verdadeiro trabalho deste engenheiro, construir um chassis minimalista ao redor deste grande motor, com a obsessão acrescentada de incorporar uma suspensão dianteira tipo Harrier, com dois braços e dois amortecedores, que no caso são de uma Guzzi V7 e cumprem na perfeição com o seu trabalho.

Esta peça foi muito trabalhada, pois para a zona dos braços e para as ancarogens foi preciso criar rolamentos, suportes, entre outros.

A chave do chassis são duas platinas em aço produzidas com tecnologia 3D. Watkins não descarta produzi-las em alumínio, ainda que o aço tenha facilitado a soldadura num projeto que Watkins fez sozinho, e com pouca ajuda.

Atrás, umas alhetas em alumínio suportam os indicadores de mudança de direção e a matrícula. Todo o sistema elétrico, a bateria, a bomba de co,bustível e o depósito de 16 litros, ficam ocultos dentro do chassis, a peça que mais trabalho deu ao engenheiro.

Uma moto diferente, feita de peças de váris marca e de várias motos, mas que, no fim, todas encaixam.




Tags: BMWWatkinsYamaha

RELACIONADOS

Sabia que pode ser multado por pisar o traço contínuo?
Notícias

Sabia que pode ser multado por pisar o traço contínuo?

O pisar um traço contínuo, é uma infração considerada muito grave nos termos dos art. 136, 146º, o) e...

Por Redação
15 Dezembro, 2025
Ricardo Ferreira, 1965 – 2025, DEP – atualização
Crónicas

Ricardo Ferreira, 1965 – 2025, DEP – atualização

Perdemos um colega de profissão e um amigo Estas notícias terríveis caem sempre como uma bomba, mas mais quando...

Por Paulo Araújo
12 Dezembro, 2025
Conjunto BMW Moreno
Equipamentos

Conjunto BMW Moreno

Fato Moreno composto pelo Casaco Moreno GORE-TEX e pelas Calças Moreno GORE-TEX. Proteção premium e versatilidade ao longo de todo o ano O Fato...

Por Fernando Neto
10 Dezembro, 2025
XMAS Giveaway AXXIS e CFMOTO
Equipamentos

XMAS Giveaway AXXIS e CFMOTO

XMAS Giveaway AXXIS e CFMOTO: uma parceria de Natal com três giveaways exclusivos. A CFMOTO e a AXXIS Helmets,...

Por Fernando Neto
10 Dezembro, 2025
Próximo Post
Ivo Lopes faz tocar hino nacional no Estoril

Ivo Lopes faz tocar hino nacional no Estoril



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt