No último Salão de Genebra, a Volkswagen mostrou um protótipo de uma scooter elétrica que apelidou de Streetmate. Trata-se de um veículo utilitário elétrico pensado para a cidade, de forma a percorrer a última milha até ao trabalho.
É um concept que aprofunda as necessidades de mobilidade urbana para lá do carro. Um híbrido entre uma trotinete e uma scooter. Dotada de um chassis aberto de plataforma plana, dispõe de uma forquilha invertida de altura miníma e que é rígida atrás.
A parte ciclística complementa-se com jantes de 20 e 24″ de raios, com travões de disco sobredimensionados. A velocidade máxima do Streetmate é de 45 km/h e a autonomia de 35 km.
As suas baterias de iões de lítio, dispostas na plataforma são recarregadas em duas horas e um quarto numa tomada doméstica. Pode ser conduzida de pé ou sentado num acessório que se prende à scooter.
O motor elétrico está posicionado no cubo da roda traseira. Conta com um sistema de regeneração energética que recarrega as baterias assim que se deixa de acelerar.