Em 2026, a Vespa completará 80 anos e celebrará este marco em Roma, entre os dias 25 e 28 de junho, naquela que será a maior festa da história desta marca lendária.
Dezenas de milhares de entusiastas da Vespa deverão invadir a cidade vindos de todo o mundo, dado que a Vespa foi a primeira a unir jovens de todos os países do mundo, unidos pela paixão pela scooter e pelos valores comuns de beleza, elegância, entusiasmo pela vida e liberdade.

Roma, a eterna cidade de beleza infinita, sempre foi um símbolo da «Dolce Vita» italiana no imaginário coletivo e, como tal, foi escolhida como o destino perfeito para celebrar o 80.º aniversário de um ícone que nunca envelheceu, reinventando-se com sucesso ao longo do tempo para se manter contemporâneo.
Leia também: Aprilia, Vespa e Piaggio com 4 anos de garantia
Mas não será apenas uma festa para os fãs mais fervorosos: a Vespa também ocupa um lugar especial na memória coletiva, nos álbuns de recortes de todos, e Roma 2026 promete ser um evento incrível que irá além de uma simples celebração da paixão por um veículo único no mundo. Entre os dias 25 e 28 de junho, Roma será palco de quatro dias de festa e eventos, para os fãs da Vespa e não só.
Desde 1946, a Vespa deu ao mundo uma marcha extra, espalhando-se como fogo e unindo gerações inteiras de jovens de culturas distantes e diversas numa única paixão. Impulsionou tendências culturais, musicais e juvenis, acompanhando países e continentes no seu crescimento e impulsionando-os durante períodos de prosperidade económica. Hoje, a Vespa é uma marca global que defende os valores da tecnologia, do estilo e da elegância.