À medida que se aproxima o final do ano e dois dos seus principais salões: Intermot em Colónia em outubro e EICMA em Milão, no mês de novembro, surgem novos rumores que, muitas vezes, acabam por se confirmar. Ainda há pouco tempo falámos da novíssima Suzuki Strom 700 e tudo aponta para que agora ocorra algo similar possa ocorrer com uma nova Honda Transalp 750XL.
A Transalp XL “original” chegou ao mercado no já longínquo ano de 1987 e vinha equipada com um bicilíndrico de aproximadamente 600 cc, com arquitetura em V. Era uma simpática trail, destinada sobretudo ao mercado europeu e conheceu um grande sucesso, de tal maneira que evoluiu em 2000 para 650 cc e, em 2008, para 750 cc, deixando de ser produzida em 2012.
No seu lugar ficou um “vazio” durante vários anos, tal como tinha ocorrido com a Africa Twin, mas a marca pode ter decidido que era altura de trazer este icónico modelo novamente para ribalta, mais ainda quando as suas concorrentes, nomeadamente a Ténéré 700 e mais recentemente a Aprilia Tuareg 660 estão a ser muito procuradas, bem como a Tiger 900, a KTM 890…
Durante bastante tempo a discussão reinante era se o novo modelo seria uma Africa Twin mais pequena, uma pouco na lógica da do século passado, ou se era preferível recuperar o nome Transalp. Tudo aponta, pelas informações recolhidas e não confirmadas pela Honda, que a opção recai numa Transalp.
De acordo com as fotos obtidas pelo site suiço Actu Moto, nos Alpes, a moto terá muitos genes da Africa Twin, incluindo ao nível do motor que, ao que tudo aponta, poderá ser um bicilíndrico em linha, muito diferente do usado na NC 750, com potência entre os 70 e 80 cv e que previsivelmente, deverá ser usado também na nova Hornet 750.
https://www.youtube.com/watch?v=rAspUFWQ3nI
Vamos ficar atentos para ver o que sucede. Reeditar um clássico destes pode ser de facto uma das grandes novidades para 2023.
Texto: Pedro Pereira