Indian Chief, de 1930
A mais antiga marca de motos norte-americana ainda em ação, dois anos mais antiga que a Harley-Davidson, sempre teve nas suas Chief uma família de motos muito especial e esta não é diferente, até pela sua história pessoal.
Foi oferecida a Leno há cerca de 40 anos e teve de esperar décadas para ser meticulosamente restaurada, tal como o comediante costuma fazer a todos os seus veículos ao longo do tempo.
Equipada com motor “V-Twin” de 1200 cc continua a ser uma moto magnífica e produzida numa data muito especial, em plena “Grande Depressão”. A primeira crise de caráter mundial, que começou no ano anterior exatamente nos Estados Unidos. Olhando para foto vê-se que tem um retrovisor moderno, o que significa que Leno lhe dá uso.
Sobre ela afirmou: “It’s a lot of fun to ride. It’s a really unusual vintage machine. It takes some getting used to; it’s not like a modern bike at all.” Ou seja, é uma moto divertida de conduzir, sendo uma moto de estilo vintage realmente incomum. Leva o seu tempo a adaptar-nos a ela e é completamente diferente de uma moto atual.
Pope, de 1918
Esta moto, que já é centenária, acaba por ser uma verdadeira raridade, até mesmo nos Estados Unidos, sua terra Natal, mais precisamente Westfield, no Estado do Massachusetts, mas Leno não resistiu a ter uma e anda nela, como se pode ver aqui.
Com um aspeto muito curioso, comandos que ainda fazem lembrar os carros da época, tem vários detalhes que mostram bem o longo caminho que a indústria motociclística percorreu até chegar aos dias de hoje.
Está equipada com um motor bicilíndrico com cerca de 1000 cc, cada cilindro com três válvulas, sendo que as mesmas são exteriores, ou seja, devem ser lubrificadas manualmente antes de cada viagem, algo impensável nos dias de hoje!
Não chegou a ser apresentada no “Jay Leno’s Garage”, mas antes no “My Classic Car” e a respeito dela Jay afirmou: “this is a very, very expensive motorcycle and very quick…” Ou seja, é uma moto muito, muito cara, mas também muito rápida!
No vídeo abaixo, dá para ficar com uma ideia da coleção completa. Só os exemplares de Brough Superior Motorcycles já chegam para encantar, mas há muito mais, incluindo motos recentes. Uma verdadeira coleção de “Mil e uma Noites”: