A Baja Oeste de Portugal vai receber a quinta e derradeira etapa do Troféu Polaris RZR 2024 contando com 11 pilotos inscritos, o maior número registado esta temporada. Esta competição monomarca que se realiza a par do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno e que regressou em 2024, tem já em Arnaldo Monteiro um campeão antecipado com o piloto da Mundimat Racing Team a registar dois triunfos e dois segundos lugares.
Se a dupla Arnaldo Monteiro/Farinha Duarte venceu por duas vezes esta temporada, os outros dois triunfos pertenceram a Luís Marchante, vencedor da prova algarvia e a Tiago Guerreiro, piloto da JB Racing que tinha sido o vencedor da última edição do Troféu Polaris em 2019 e que, navegado por Carlos Paulino, venceu a mítica Baja Portalegre 500.
Na classificação após quatro provas Alexandre Silva, acompanhado por Rui Cascalho surge em segundo lugar do Troféu, à frente de Luís Marchante. Posições seguintes para Sérgio Vaz, que acompanhado por Fábio Pires é quarto classificado e Tiago Guerreiro na 5ª posição.
João Conde que se estreou na Baja TT Sharish a solo vai alinhar na Baja Oeste de Portugal desta feita acompanhado pelo já habitual companheiro de outras temporadas, Humberto Valadas. A prova organizada pela Escuderia Castelo Branco conta ainda com a participação das duplas Nelson Saramago/João Moreira e Rui Abreu/Gonçalo Guedes.
Estreia no Troféu Polaris RZR 2024 para dois pilotos habituais do CNTT que decidiram trocar o volante habitual por um Polaris: Mauro Silva que fará a prova a solo e João Dias que se fará acompanhar por Mário Ourives e ainda para a estreia absoluta de Luis Serrado, que também disputará a Baja Oeste de Portugal a solo.
A Baja Oeste de Portugal, organizada pela Escuderia de Castelo Branco sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal é ainda pontuável para a FIM Bajas World Cup e para o Baja European Championship. O traçado da prova percorrerá os concelhos de Torres Vedras, Bombarral, Cadaval, Cadaval, Alenquer, Óbidos e Sobral de Monte Agraço. A prova arranca desportivamente na sexta-feira, dia 8 novembro, dia em que se disputa o prólogo de 4,75 Km, em Sobral de Monte Agraço. A Sábado, pilotos e máquinas terão pela frente um primeiro setor seletivo de 173 km que ligará Cadaval a Vila Facaia. O segundo e derradeiro setor seletivo compreende um total de 114km, a disputar no Domingo entre Sobrena e Camarnal.
Classificação após quatro provas
1º Arnaldo Monteiro, 90 pontos; 2º Alexandre Silva, 59; 3º Luis Marchante, 52; 4º Sergio Vaz, 45; 5º Tiago Guerreiro, 25; 6º João Conde, 24; 7º Rui Abreu, 23; 8º Nelson Saramago, 20.