A Triumph Motorcycles revela atualizações importantes para a sua aclamada moto de motocross TF 250-X, reforçando a sua posição como líder na ultracompetitiva categoria de 250 cc. Com foco no desempenho, durabilidade e experiência do piloto, a TF 250-X atualizada oferece potência mais precisa, arranques mais rápidos e controlo aperfeiçoado na competição.
Construída para ir mais longe e ser ganhadora, as atualizações incluem uma caixa de ar e um silenciador totalmente novos para maximizar o fluxo de ar, um mapeamento do motor aprimorado para oferecer melhor entrega de potência e resposta do acelerador, além de ajuste de suspensão atualizado e uma nova embraiagem Exedy.
Projetados para atender às novas regulamentações de som de corrida da FIM e da AMA, a nova caixa de ar e o silenciador foram concebidos para atender aos requisitos de desempenho e ruído, mantendo o som característico do motor Triumph. Combinado com o novo mapeamento do motor, o TF 250-X proporcionará um desempenho superior em dias de corridas.
Leia também: Triumph desvenda a nova Scrambler 400 XC
O mapeamento ECU melhorado aumenta a potência e a resposta do acelerador em toda a gama de RPM, permitindo arranques mais rápidos e saídas de curva mais precisas, enquanto a nova embraiagem Exedy de alto desempenho proporciona um engate mais direto, maior durabilidade em condições extremas e uma capacidade de binário significativamente aumentada. A afinação da suspensão atualizada também proporciona um melhor controlo a meio do curso, melhor equilíbrio do chassi e maior estabilidade nas curvas.
Para garantir maior fiabilidade e facilidade de manutenção, o layout do suporte da bateria também foi aperfeiçoado para melhorar a acessibilidade, e o visor do nível de óleo foi redesenhado para melhorar ainda mais a clareza e a precisão. Para completar as atualizações, há um novo esquema gráfico para 2026, com decalques moldados e impactantes na atraente cor Triumph Performance Yellow, que complementa o estilo focado e agressivo da TF 250-X, garantindo uma presença de destaque em pista. Estas atualizações baseiam-se na estreia bem-sucedida da TF 250-X em 2023, desenvolvida
em estreita colaboração com a lenda do motocross Ricky Carmichael e o campeão do Dakar Iván Cervantes. A TF 250-X estabeleceu uma nova referência na categoria 250cc com a sua relação peso/potência líder na sua classe, suspensão KYB de alto nível e desempenho e
eletrónica avançada focada no piloto.

O diretor de produto da Triumph Motorcycles, Steve Sargent, afirmou: «A TF 250-X já causou um enorme impacto no mundo do motocross, com desempenhos dignos do pódio no Campeonato AMA Supercross de 2025, bem como na classe MX2 do MXGP. A nova TF 250-X, concebida para 2026, é o resultado de um desenvolvimento incansável e do feedback dos nossos pilotos de fábrica. Com uma entrega de potência mais precisa, suspensão refinada e eletrônica avançada, foi preparada para dar aos pilotos a vantagem de que precisam para vencer. “Estas atualizações ajudarão todos os pilotos a tirar o máximo partido do binário disponível, melhorando a sensação, a aceleração e a resposta, tornando-a ainda mais competitiva. A nova embraiagem Exedy e a calibração melhorada do motor serão razões convincentes para os fãs testarem a nova Triumph TF 250-X, pronta para a próxima temporada de 2026.”
O motor monocilíndrico de quatro tempos de alto desempenho oferece potência máxima de 48 CV a 13.500 rpm, o que, combinado com um chassis de alumínio ultracompacto e superleve, confere à TF 250-X a importantíssima relação peso/potência líder da categoria.
O motor de alto desempenho da Triumph conquistou o seu espaço nas pistas. Com um pistão de carbono do tipo diamante de baixa fricção e tampas leves de magnésio, além de componentes internos revestidos com DLC para potência explosiva e durabilidade. Um layout otimizado em termos de massas e um corpo do acelerador Dell’Orto de 44 mm garantem uma resposta do acelerador extremamente precisa, enquanto a ECU Athena com GET Power Assist garante tração avançada e controlo de arranque.
A gestão avançada do motor e a capacidade de afinação são complementadas pela aplicação MX Tune Pro, disponível como acessório opcional, que permite aos pilotos utilizar diferentes mapeamentos selecionáveis pelo utilizador em tempo real, um painel de instrumentos com sensores do motor em tempo real e funcionalidade de diagnóstico ao vivo, através de um sistema de gestão do motor programável e controlado.
A embraiagem Exedy e a caixa de 5 velocidades com sistema hidráulico Brembo proporcionam mudanças suaves e precisas, e o Quickshifter permite mudanças de 2.ª para 5.ª velocidade sem embraiagem.
O chassis exclusivo de alumínio tem uma estrutura central leve e de alta resistência com duplo berço, projetado para o equilíbrio ideal entre desempenho, massa e flexibilidade. Combinado com um braço oscilante hidroformado, o chassi foi projetado para flexibilidade e aderência traseira ideais.
O sistema de ligação desenvolvido para a competição, que garante um desempenho consistente da suspensão, foi ajustado para proporcionar um melhor controlo no meio do curso, um melhor equilíbrio do chassi e uma maior estabilidade nas curvas. Esta configuração de alto desempenho é completada por forquilhas KYB de 48 mm AOS, mesas de alumínio 7075-T6 forjadas e maquinadas e um amortecedor traseiro piggyback de três vias.
A TF 250-X está equipada com componentes premium comprovados na competição, oferecendo especificações incomparáveis numa moto de motocross de produção. No centro da sua potência de travagem está um sistema de travagem Brembo de alto desempenho, com pinças dianteiras flutuantes de pistão duplo de 24 mm e uma pinça traseira flutuante de pistão único de 26 mm. Com um disco Galfer Wave de 260 mm na frente e um disco de 220 mm na traseira, o sistema oferece uma travagem precisa e controlada em todas as condições.
As jantes leves de alumínio da série DirtStar 7000 são combinadas com cubos de alumínio maquinados e envoltas em pneus Pirelli Scorpion MX32 de dureza média, oferecendo aderência e durabilidade excecionais em diferentes superfícies em pista. Para o controlo e conforto do piloto, a TF 250-X possui guiador ProTaper ACF com núcleo de carbono e punhos ODI half-waffle lock-on, proporcionando uma sensação de nível de fábrica. A eletrónica avançada eleva ainda mais a experiência de condução, com Launch Control (ajustável através do guiador ou da aplicação), Traction Control, dois Mapas de Motor, para
uma entrega de potência adaptável, um Sensor Dashboard que exibe dados e diagnósticos em tempo real e um Integrated Hour Meter para um acompanhamento preciso do motor.
Além do alto nível de especificações já incluídas como padrão, a Triumph fez uma parceria com as maiores marcas premium para criar uma gama dedicada de acessórios de competição para melhorar ainda mais o desempenho e a capacidade da sua TF 250-X.