fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Triciclo Cudell de Dion reforça coleção do Museu do Caramulo

Redação Por Redação
18 Abril, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A colecção do Museu do Caramulo foi reforçada com um triciclo Cudell De Dion de 1898, complementado com um atrelado de vime capaz de acomodar um único passageiro.

Construído pela Cudell & Co Motorenfahrzeug-Fabrik, em Aachen, na Alemanha, e com design licenciado De Dion-Bouton, este raro modelo em exibição com o número de quadro e de motor “532”, representa uma das primeiras formas de transporte motorizado.

Os nomes De Dion e Bouton estão intimamente ligados aos anos pioneiros do automóvel, inicialmente em sociedade com Trépardoux, na construção de vagões leves a vapor, o primeiro dos quais em 1883. No início da década de 1890, De Dion e Bouton direccionaram a sua atenção para os motores de combustão interna, o que não agradou a Trépardoux que viria demitir-se em 1894, deixando para os seus ex-sócios o logro de desenvolver o que foi, de facto, o primeiro motor de combustão interna de alta velocidade.

As unidades motrizes do Engenheiro Bouton alcançavam potências superiores às dos seus congéneres e contemporâneos Daimler e Benz, e acompanhavam-nas em termos de fiabilidade. Não é por isso de admirar que os motores De Dion Bouton tenham sido adoptados por muitos outros fabricantes de triciclos, quadriciclos e automóveis ligeiros, tanto na Europa, bem como nos Estados Unidos, influenciados, sem dúvida, pelo sucesso dos triciclos em eventos como o Paris-Bordeaux e outras corridas de resistência da época.

Acredita-se que actualmente existam no mundo apenas sete exemplares deste triciclo, sendo este exemplar único em Portugal. Em tempos esteve em exibição no National Motor Museum em Beaulieu e agora incorpora a colecção do Museu do Caramulo, passando a ser sendo o veículo de combustão mais antigo da colecção.

Tags: destaqueMuseu do Caramulotriciclo cudell de dion

RELACIONADOS

Quinta geração da Ducati Monster está pronta
Notícias

Quinta geração da Ducati Monster está pronta

A Ducati revelou, na edição 2026 da Ducati World Première, a quinta geração da Monster, modelo icónico que revolucionou...

Por Redação
24 Outubro, 2025
Campanhas Honda para os modelos CB650R, CB750 Hornet e XL750 Transalp
Notícias

Campanhas Honda para os modelos CB650R, CB750 Hornet e XL750 Transalp

Durante o último trimestre de 2025, a Honda tem em vigor campanhas para os modelos CB650R, CB750 Hornet e...

Por Redação
24 Outubro, 2025
Novo Bridgestone RACING BATTLAX V03 é um slick para motos
Notícias

Novo Bridgestone RACING BATTLAX V03 é um slick para motos

A Bridgestone anunciou o lançamento do RACING BATTLAX V03, o novo pneu slick de competição desenvolvido exclusivamente para utilização...

Por Redação
23 Outubro, 2025
Nova Leoncino Bobber 400 já está disponível
Notícias

Nova Leoncino Bobber 400 já está disponível

A Benelli apresentou oficialmente em Portugal a nova Leoncino Bobber 400, um modelo desenvolvido no Centro Stile da marca...

Por Redação
23 Outubro, 2025
Próximo Post
MT Tour está de regresso a 22 e 23 de abril em Faro

MT Tour está de regresso a 22 e 23 de abril em Faro



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt