Com inscrições a decorrerem a um ritmo acelerado, o 9.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road começa a ganhar forma no terreno. Este ano, a aventura levará os participantes de Vila Pouca de Aguiar a Albufeira, entre os dias 2 e 5 de outubro. A grande novidade desta edição é a inclusão de participantes internacionais, com mototuristas de Espanha, França, Itália, Alemanha e Suíça já inscritos. Pela primeira vez, o evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) cruzará a fronteira para concluir a primeira etapa em Valverde del Fresno, Espanha.
No primeiro dia, após uma partida madrugadora de Vila Pouca de Aguiar, os participantes enfrentarão um percurso novo de cerca de 300 quilómetros até Valverde del Fresno. A rota inclui a travessia da serra da Padrela, passagem pela região mineira de Jales em direção a Murça, e a travessia do rio Douro na barragem da Valeira, antes de alcançar São João da Pesqueira. Este segmento inicial é tecnicamente exigente, continuando por Vila Nova de Foz Coa e seguindo em direção a sul, perto da fronteira luso-espanhola, passando por localidades como Almendra, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida e Castelo Mendo, sempre acompanhando o rio Côa até Sabugal.
Ao final do primeiro dia, os participantes chegam a Valverde del Fresno, completando o primeiro terço de aproximadamente 1000 quilómetros de caminhos de terra batida, vias rurais e trilhos, com o mínimo de asfalto necessário para ligar os troços off-road. Valverde del Fresno, sede da Motoval e parceiro de longa data da FMP, será o ponto de partida para a segunda etapa, com destino ao Alandroal.
As inscrições, limitadas a 300 participantes, estão abertas até meados de setembro no site les-a-les.com, onde os interessados podem conhecer outras novidades que visam facilitar a logística e aumentar o conforto dos participantes. Para reduzir o desgaste dos pneus com perfil TT, está disponível um serviço de transporte de motos e bagagem, com pontos de recolha e entrega em Lisboa, Porto e Faro. Este serviço, oferecido por uma empresa especializada, permite também o transporte de sacos ou malas fixos nas motos.
Além disso, os participantes podem integrar familiares ou amigos como equipa de apoio, permitindo-lhes acesso aos parques fechados no final das etapas, aos jantares dos quatro dias do evento e às t-shirts oficiais.
Visite www.les-a-les.com/ para mais informações.