SWM HOKU 125
No universo das motos, podemos considerar que há dois grandes motivos para começarmos a andar de moto: por uma questão de paixão, ou, pelo contrário, porque somos levados a pensar nesta opção como forma racional de mobilidade e economia. Seja porque motivo for, a SWM Hoku 125 é uma forte candidata a preencher todos os nossos requisitos! Já agora, “Hoku” significa “estrela” em língua havaiana…
POR: Domingos Janeiro
FOTOS: Paulo Calisto
A SWM é uma marca histórica italiana, mas como tantas outras sus congéneres, também ela foi adquirida por um grupo chinês, neste caso, a Shineray, em 2014. Desde então que a SWM tem atravessado por um período mais tímido e discreto, mas na última edição do salão de Milão, em novembro de 2023, pudemos testemunhar a nova fase da vida da marca italo-chinesa. No certame italiano ficámos a conhecer a nova gama, mais diversificada e cuidada, onde a mobilidade elétrica não foi esquecida. Do passado, ficam um conjunto de modelos que conseguiram manter a marca presente nos diversos mercados, como foi o caso do mercado nacional, onde a gama off road assumiu protagonismo, assim como a Superdual 650, que embora não tenha sido um “sucesso arrebatador de vendas” contribuiu para a imagem sólida e séria da marca.
Mas agora, as regras do jogo mudaram. E na nova era SWM, esta Hoku 125 (também disponível numa versão equipada com motor de 400 cc) vai fazer história, por diversos motivos! Desde logo pelo design, que nos remete para outros modelos já existentes, mas ainda assim capaz de se apresentar com uma identidade própria, com linhas que apontam, essencialmente, a um público mais jovem e recém chegado ao mundo das duas rodas e que tem depois na versão 400 cc o patamar perfeito para a sua evolução. O design está, de facto, muito bem conseguido e as linhas angulosas casam muito bem (e sem excessos…) com os esquemas gráficos, mas há outra coisa que nos salta de imediato à vista… as dimensões contidas… serão elas contidas de mais? Essa é uma boa questão…
A “naked” versátil
Já aqui falámos do publico jovem, mas o que é certo é que depois de um olhar mais próximo e atento, o público alvo alarga-se, até aos adultos, que continuam a ter alma jovem. Uma moto que transmite uma mensagem de potência, agressividade e modernidade. As dimensões são, de facto contidas, mas no entanto a ergonomia está brilhantemente pensada para utilizadores de qualquer estatura, desde o mais baixos, que beneficiam aqui de um peso a cheio de apenas 136 kg ou uma reduzida altura do assento ao solo de uns acessíveis 790 mm que lhes permite apoiar ambos os pés no chão, até aos mais altos que gozam de um assento espaçoso e um guiador largo para seu conforto. Além disso, revela grande cuidado no departamento dos acabamentos, de ponta a ponta, com a iluminação LED em grande destaque.
Agradável surpresa
Se já tínhamos ficado surpreendidos com a qualidade geral dos acabamentos e com a estética, foi apenas uma questão de tempo, até voltarmos a ser surpreendidos quando arrancámos aos seus comandos. Uma postura de condução curvada sobre a frente mas sem exageros, um guiador largo que nos transmite confiança e segurança e uma postura correta das pernas, embalou-nos estrada fora em total conforto e confiança, para começarmos a explorar outros detalhes como, por exemplo o motor e a ciclística. As vibrações sentem-se mas não chegam a incomodar e as suspensões são igualmente confortáveis, com um “setting” mais permissivo, que permeia o conforto na cidade. Na frente, a forquilha invertida não oferece qualquer possibilidade de ajuste, enquanto que atrás, o mono-amortecedor pode ser ajustado na pré-carga da mola. Funcionam de forma equilibrada, assim como a travagem, com o ABS em destaque, pela forma eficiente com que atua. O conjunto sente-se ágil e leve, também por culpa dos pneus Michelin Pilot Street, que além de funcionarem muito bem, ainda transmitem bom feedback ao utilizador. Assim, e com a confiança em crescendo, somos alertados para os limites da inclinação em curva, quando os pousa-pés começam a tocar no solo.
O motor, de um cilindro, refrigerado por líquido, brinda-nos com o máximo de potência possível que a lei permite para uma 125 cc moderna, que são 15 cv, mostrando-se enérgico e disponível, com a transmissão a mostrar-se longa, que penaliza o binário em baixo e médio regimes, mas que beneficia a velocidade de ponta. Numa condução mais desportiva, o regime de rotação mais elevado é o ideal. O consumo fixou-se nuns interessantes 3,5 litros aos 100 km. O painel de instrumentos, é um moderno TFT de 7” com duas opções de apresentação da informação, um mais clássico e outro mais desportivo. Da informação apresentada, faz parte, por exemplo, a pressão dos pneus. Podemos emparelhar os nossos smartphones com o painel, sejam eles Android ou iOS.
Em termos de preço, são 3990€, mais despesas de documentação. É uma opção que não vai passar desapercebida aos jovens, que depois de a testarem vão ficar rendidos aos seus encantos.
Lembram-se de termos lançado a questão se as dimensões seriam demasiado contidas? A resposta é não! Na verdade é uma moto pequena, mas a vida a bordo contempla os utilizadores de estatura mais alta, através de um desenho ergonómico muito bem conseguido. Por isso, qualquer utilizador se vai sentir confortável aos seus comandos. A nova “estrela” da SWM já está disponível nos concessionários com duas opções de cor, vermelho, ou preto.
FICHA TÉCNICA
SWM HOKU 125
Motor | Bialbero, um cilindro, 4T, refrigerado por líquido |
Distribuição | Árvores de cames à cabeça, 4 válvulas por cilindro |
Cilindrada | 124,7 cc |
Potência Máxima | 15 cv |
Binário Máximo | n.d. |
Versão limitada A2 | – |
Embraiagem | Multidisco em banho de óleo |
Final | Por corrente |
Caixa | 6 velocidades |
Quadro | Treliça em tubos de aço |
Suspensão Dianteira | Forquilha invertida Ø41 mm |
Suspensão Traseira | Amortecedor ajustável na pré-carga da mola |
Travão Dianteiro | Disco de 300 mm, pinças radiais, ABS |
Travão Traseiro | Disco de 220 mm, ABS |
Pneu Dianteiro | 110/70-17” |
Pneu Traseiro | 140/70-17” |
Comprimento Máximo | n.d. |
Largura Máxima | n.d. |
Altura Máxima | n.d. |
Altura do Assento | 790 mm |
Distância entre Eixos | n.d. |
Capacidade do depósito | 13 L |
Peso (ordem de marcha) | 136 kg |
Cores | Vermelho e preto |
Garantia | 3 anos |
Importador | Lusomotos |
Preço | 3.990,00 € |