Leat ADV 8.5. Os grandes aventureiros dão primazia a equipamento que seja versátil e consiga combinar num só modelo várias valências que possam superar as mais diversas contingências durante uma viagem. Neste caso, um capacete que se possa adaptar a longas tiradas em off road, asfalto e até mesmo auto-estrada, mas também aos dias mais chuvosos, frios ou em contraponto, aos dias mais quentes. Este Leatt ADV 8.5 apresenta-se como a solução para aquilo que muito dos nossos leitores procuram.
POR: Domingos Janeiro • FOTOS: Paulo Calisto e Leatt
A Leatt é uma marca que dispensa apresentações e que tem vindo a diversificar a sua área de atuação nos últimos anos. Ficou célebre pelos “neck braces”, mas depressa enfrentou novos desafios sempre ligados ao off road. Das proteções passou para o vestuário de proteção, sempre com maior foco no off road, onde continuou a afirmar-se como marca de referência graças à qualidade e, principalmente, à confiança que a marca conseguiu ganhar junto do mercado global. Nos dias que correm, Leatt é sinónimo de qualidade (tal como acontece noutras marcas de referência, está claro) e é também sinónimo de preço justo atendendo à qualidade/preço.
Assim, foi com enorme agrado que recebemos na redação da Revista MOTOS e MOTO+ o novo Leatt ADV 8.5, com kit de óculos 4.5.
A estética foi a primeira coisa que nos conquistou, mas uma vez nas nossas mãos, outras coisas mereceram destaque como o peso controlado, tendo em conta a nova homologação ECE 22.06, que ronda os 1575 gr nos tamanhos M/L. Depois, os interiores, feitos em materiais nobres e com encaixe perfeito para a nossa cabeça, com uma grande capacidade de insonorização, mesmo quando utilizado em estrada com pala. As vibrações são praticamente inexistentes. Fecho em duplo D e viseira foto-cromática são a cereja no topo do bolo. Mas há sempre aspectos que podem ser melhorados e nós apontamos dois, que curiosamente se prendem com a viseira: o primeiro é que a viseira ao não ser plana na zona inferior, causa alguma deformação (apenas localizado nessa zona) ao olhar e a segunda é que a viseira quando escurece, por vezes fica com ligeiras “manchas” mais escuras, até estar escurecida de forma uniforme. Mas a experiência da viseira se adaptar à luminosidade do dia, ficando totalmente escura de forma “automática” sem termos que nos preocupar com isso, faz toda a diferença para o nosso conforto. Preciosismos à parte, esta é uma opção que faz jus aos 675,48€ de preço de venda ao público e está disponível em 4 opções: branco, preto, Hi-viz (amarelo fluorescente e preto) e ainda o Royal, o que apresentamos nestas páginas que conjuga as cores branco com azul e vermelho. No que toca a ventilação é muito completo, mostrando-se um forte aliado até mesmo nos dias de maior calor. Para o frio ou chuva, basta fechar as entradas de ar no queixo e topo da cabeça para reter o ar quente no interior.
Tecnologia
Este é um modelo pejado de tecnologias contemporâneas, como por exemplo o fabrico em material tri-compósito, tecnologia 360º Turbine Technology, onde a absorção da energia das turbinas ajuda a reduzir a energia dos impactos na cabeça e cérebro. O design é moderno e aerodinâmico pensado para as velocidades mais elevadas. Com vocação aventureira, permite desmontar a viseira exterior ou simplesmente levantá-la por completo e usar no seu lugar uns óculos off road. Os canais de ventilação são ajustáveis e a pala pode ser desmontada facilmente convertendo o ADV 8.5 num confortável capacete integral de estrada.