Convenhamos que a Aprilia voltou a ser muito feliz com a introdução da Tuareg 660 na sua gama, que rapidamente se apresentou como uma excelente alternativa às opções já existentes. No entanto, o mercado das trails tem vindo a sofrer mutações, com os clientes a pedirem versões mais focadas no fora de estrada e daí, nasce esta nova versão da Tuareg, a mais extremista Rally.
Por: Domingos Janeiro
Fotos: Paulo Calisto

O estilo rally é cada vez mais popular entre nós e as marcas estão a aproveitar cada vez mais (e bem) os modelos que já têm nas suas gamas, mas com cunho mais extremista, como é o caso da nova Aprilia Tuareg Rally, cuja inspiração na competição (recordemos que este foi o modelo que ganhou a última edição da Africa Eco Race) é notória desde logo pelo design, onde se destaca a escolha cromática, que nos remete de imediato para o ADN desportivo da marca, mas também pelo pára lamas de colocação alta, escape SC Project, proteção de cárter maior e mais envolvente, proteções de mãos com reforço de metal, maior altura ao solo e assento (mais 20 mm face à anterior geração) mais focado na utilização fora de estrada e por isso, mais estreito.

Mas estas são apenas as alterações que nos saltam de imediato à vista, porque na verdade há muitas mais novidades mas que não se vêem, como, por exemplo, os componentes internos que se focam agora mais no off road puro, onde a Aprilia reivindica o maior curso de suspensões do segmento, com 240 mm para ambas as rodas.

Ao nível estrutural, e como em equipa que vence não se mexe, a marca de Noale optou por manter o mesmo quadro tubular em aço e braço oscilante em alumínio que a versão base da Tuareg 660 usa, optando por alterar as suspensões, passando a utilizar uma forquilha invertida de 43 mm na frente e um amortecedor traseiro com bielas, ambos da Kayaba. Ambos são totalmente ajustáveis.

Tudo serve de pretexto…
…para pegar na Tuareg Rally e partir. Se a anterior geração já era conhecida pelas boas prestações, nesta nova versão, a Aprilia elevou a fasquia. Embora seja mais alta, a verdade é que a leveza e equilíbrio do conjunto jogam a nosso favor seja no dia a dia dentro das cidades, seja numa estrada revirada, ou nas incursões fora de estrada que é onde se nota mais a diferença e evolução. Seja em que ambiente for, uma coisa é certa, contamos com um conjunto que tem tanto de seguro, como de divertido. É uma moto pensada para os mais extremistas e daí o “setting” das suspensões vir mais para o rijo que para o mole, beneficiando assim os andamentos mais desportivos, transmitindo-nos muita confiança na frente, permitindo-nos colocar no terreno as trajetórias ideais que antecipamos na nossa mente, seja no asfalto ou fora dele.

Outro pormenor que joga a nosso favor, é o “feedback” tão assertivo que nos transmite. A travagem também merece destaque, assumindo-se muito potente e com bom tacto, oferecendo-nos a possibilidade de desligar o ABS, mas não se esqueçam que temos que o voltar a desligar caso rodemos a chave da ignição para o “off”. Caso optemos por cortar a corrente sem desligar a chave, o ABS mantém-se tal como o deixámos. Como moto de “campo” pura que é, a jante de 21” na frente é obrigatória, assim como a de 18” na traseira, ambas Ergal douradas, com pneus Pirelli Scorpion Rally STR com câmara de ar.
Já referimos, mas nunca é demais voltar a falar sobre o tema do peso e distribuição do mesmo. A verdade é que a Tuareg 660 sempre foi conhecida pelo peso reduzido, mas nesta versão Rally esse aspecto foi levado mais em consideração, tendo os engenheiros da marca italiana conseguido poupar 5 kg ao peso total do conjunto, agora com 199 kg.

Motor Euro5+
Também neste tema, o motor da Rally mantém-se igual ao da versão base. Falamos do dois cilindros em linha de 659 cc, com 80 cv de potência e 70 Nm de binário, com 8 válvulas, refrigerado por líquido, com cambota desfasada a 270º para ter um tacto semelhante ao das arquiteturas V2. A embraiagem deslizante é uma grande ajuda quer para o conforto dos utilizadores como no próprio funcionamento da Tuareg Rally. Na prática, contamos com um bloco muito generoso, que embora muito cheio, obriga-nos a recorrer com alguma frequência à caixa de seis velocidades (no caso do nosso modelo estava equipado com sistema quick shift que está disponível na lista de opcionais da marca) para conseguimos ter aquela energia que tanto desejamos quando queremos sair de forma rápida das curvas. A energia do bloco é contagiante e o escape, mesmo cumprindo todas as normas relativas à emissão de ruído, brinda-nos com um entusiasmo extra, principalmente nas desacelerações. O diâmetro de 60 mm do escape dá uma ajuda extra…

Referência na eletrónica
Também sempre foi um dos seus fortes argumentos, colocando a eletrónica ao nosso serviço para que qualquer um de nós consiga, sem sustos nem surpresas, retirar o maior partido deste conjunto. Desde o travão motor regulável, passando pelos modos de condução (Urban, Explore, Off Road e Individual), ABS desconectável em ambas as rodas ou apenas na traseira, controlo de tração (ajustável em 4 níveis), cruise control (que embora não seja comum neste tipo de modelos, é muito bem vindo e útil), entrega de potência e travão motor (em três níveis) e tudo isto facilmente ajustável e operado através do intuitivo e bem desenhado painel TFT de 5”.
No geral, o que fica é uma moto que ganhou novos argumentos, quer no alto desempenho, como em níveis de diversão e até, arrisco mesmo a dizer, em exclusividade. Mas a concorrência não dorme…
A nova Aprilia Tuareg Rally já está disponível nos concessionários nesta cor única, com decoração proveniente da competição, pelo preço de 14 099€.

Ficha Técnica
APRILIA TUAREG RALLY
Motor Bicilíndrico em linha, 8v, refrig. líquida
Cilindrada 659 cc
Potência Máxima 80 cv às 9250 rpm
Binário Máximo 70 Nm às 6500 rpm
Versão limitada A2 Não
Caixa 6 velocidades
Quadro Estrutura tubular em aço
Suspensão Dianteira Forquilha invertida KYB de Ø43 mm, ajustável, curso 240 mm
Suspensão Traseira Mono-amortecedor KYB, ajustável, curso 240 mm
Travão Dianteiro 2 discos Brembo de 300 mm, pinças de montagem radial, ABS
Travão Traseiro Disco de 260 mm, pinça de um pistão, ABS
Pneu Dianteiro 90/90 – 21”
Pneu Traseiro 150/70 – 18”
Altura do Assento 913 mm
Peso declarado 199 kg
Capacidade do depósito 18 litros
Consumo 4,7 l/100 km
Garantia 3 anos
Importador Conceição Machado Lda
PVP 14 099€