O Team HRC, equipa de fábrica da Honda operada pela Honda Racing Corporation (HRC), prepara-se para competir com a sua nova moto elétrica de trial, a RTL ELECTRIC, no Campeonato Japonês de Trial. A estreia na categoria International A Super (IAS) acontecerá na 6ª ronda da competição, em Yuasa, Wakayama, a 13 de outubro de 2024.
A RTL ELECTRIC é a primeira moto de trial elétrica da Honda desenvolvida para competição, baseada na tecnologia da Montesa COTA 4RT, utilizada no Campeonato Mundial de Trial da FIM e com a qual Toni Bou conquistou 18 títulos consecutivos. A criação da RTL ELECTRIC também herda o know-how tecnológico de componentes elétricos, como o motor e a bateria, do protótipo CR ELECTRIC PROTO, que competiu este ano na FIM E-Xplorer World Cup, uma competição mundial para motos elétricas de off-road.
Takahisa Fujinami, antigo campeão do mundo de Trial em 2004 e atual gestor da equipa Repsol Honda, terá o papel de piloto de desenvolvimento da RTL ELECTRIC e será o responsável por testar a moto durante a 6ª ronda em Yuasa. Fujinami, que desempenha um papel essencial no aperfeiçoamento da moto, verá o seu retorno às pistas, ainda que apenas como piloto de testes e não como piloto ativo.
A Honda reforça assim o seu compromisso com a eletrificação dos motociclos, alinhada à sua estratégia ambiental de longo prazo que visa alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Para os seus motociclos, a marca japonesa traçou o objetivo de eletrificação total até 2040, atendendo às crescentes exigências dos consumidores e expandindo a eletrificação também para o mundo do trial e motocross.
Fujinami expressou o seu entusiasmo por fazer parte deste projeto inovador: “Estou muito feliz por participar nos esforços da Honda para atingir a neutralidade de carbono através do trial. As motos elétricas de trial têm um potencial enorme, e estou ansioso por colaborar com a equipa de desenvolvimento para melhorar ainda mais a moto.”
Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation, também destacou a importância desta iniciativa: “Este ano, começámos a competir na FIM E-Xplorer World Cup, uma nova categoria de corridas de motos elétricas off-road. Agora, decidimos participar no Campeonato Japonês de Trial com a RTL ELECTRIC. Aumentar o número de categorias com motos elétricas permitirá à Honda aperfeiçoar as suas competências competitivas e acelerar o desenvolvimento dos nossos recursos humanos e tecnológicos.”
A equipa HRC contará com Takahisa Fujinami como piloto de desenvolvimento, acompanhado por Carles Barneda Romans como “minder”, que é também o atual responsável por Toni Bou.