Teve lugar neste fim de semana, em Doha, no Qatar, a quinta prova do Campeonato mundial de bajas, marcada pelo muito calor e uma navegação muito difícil, a Baja do Qatar foi uma prova muito técnica, com um grau de dificuldade muito alto devido aos pisos de pedra e ás difíceis dunas.
Dividida em três dias e com 3 especiais, a primeira de 9,7kms na quinta feira, uma de 244kms no Sábado e outra de 250kms no Domingo, a Baja contou com mais de 8 horas e meia de prova no total dos três dias.
A equipa da Honda esteve em grande destaque, com Pedro Bianchi Prata a abrir pista em grande parte da primeira especial e a vencer com larga vantagem a primeira e ultima especial na sua classe.
O piloto ACP, esteve sempre perto dos lugares da frente geral e se não fosse um contratempo no final do segundo dia teria ganho a vantagem com uma larga vantagem.
“Baja do Qatar terminada, não era o resultado que queria, pois vim para vencer a classe, mas as corridas são mesmo assim, quando abria pista na segunda especial, cheguei a um local com buracos enormes no carrinho e achei que não era possível o Roadbook passar por ali, perdi muito tempo e fui apanhado pelos pilotos que vinha de trás, ai percebi que era um erro do Roadbook ou os buracos tinham sidos feitos naquele dia, segui por esse lado com todos os pilotos atrás de mim e perdi mais de 20 minutos, no ultimo dia ataquei ao máximo e fiquei a pouco mais de dois minutos do primeiro, recuperei onze minutos, mas não foi suficiente.
Foi uma prova muito dura e com muita navegação e com muitos perigos não assina-los no Roadbook o que tornou o nosso trabalho mais perigoso e difícil.
Obrigado ao Marcelo e ao João que estiveram incríveis na assistência e ao resto da equipa que ficou em Portugal, mas que todos ajudaram para este resultado, agora descansar 3 dias para já seguir para a baja do Oeste e tentar lutar por mais uma vitória, desta vez em Portugal.”
Também com a assistência e moto do Team Bianchi Prata participou o consagrado José Silva, mas desta vez a estrear-se nesta modalidade com navegação no deserto, o piloto do Marco de Canaveses fez uma rápida adaptação e ficou a poucos minutos do terceiro lugar da classe, tendo terminado em 4º e 21º da geral.
“Foi a minha prova de estreia na navegação no deserto e gostei muito, é um desafio muito grande e duro. Obrigado a toda a equipa pelo bom trabalho e ao Pedro pelas dicas e ajuda preciosa.”
No final da prova toda a equipa estava com o sentimento de missão cumprida, como comentou Pedro Bianchi Prata “ é uma prova com uma logística brutal, que começamos a preparar há meses, desde o transporte das motos para o Qatar com a Portir, até ás inscrições e preparação das motos para uma prova tão dura, tudo só é possível com o trabalho de muita gente.
Obrigado á organização da prova a “Qatar Motor & Motorcycle Federation” por ajudar todos os pilotos a conseguiram estar nesta prova e conhecerem o Qatar.
Parabéns ao José Silva pois não é fácil conseguir terminar uma prova com esta dificuldade e tão bem classificado.A próxima prova do Team Bianchi Prata será o Baja do Oeste nos dias 8 a 10 de Novembro