É já este sábado, dia 4 de março, que arranca, na Vila de Góis, distrito de Coimbra, mais uma temporada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Com ela estreia-se uma Taça promovida pela Yamaha Motor Portugal e dedicada ao modelo YXZ1000R, um SSV de alto desempenho especialmente desenhado para as situações extremas de competição de nível nacional.
Numa altura em que a adesão à classe SSV está ao rubro e depois de Stéphane Peterhansel ter recentemente afirmado que em Portugal se disputa o melhor campeonato de todo-o-terreno da Europa, são já mais de uma dezena os pilotos que se inscreveram na Taça YXZ 1000R, competição que vai decorrer em paralelo com as 7 provas do campeonato nacional de TT. Uma competição aberta a veículos Open e Stock, em função do seu grau de preparação.
Do ponto de vista desportivo, destaque entre os inscritos na 24.ª edição do Raide Paraíso Todo-Terreno para Ricardo Carvalho, piloto que em 2016 conquistou três vitórias aos comandos de um Yamaha YXZ 1000R e para o seu parceiro de formação, Nuno Tavares, ex-campeão nacional.
Na prova organizada pelo Góis Moto Clube estará também Marco Silva, o piloto que na sua estreia nesta disciplina venceu na Baja Portalegre 500 de 2016. Entre os pilotos Yamaha referência especial também para o casal António e Dorothee Ferreira, cada um a competir com o seu Yamaha YXZ 1000R e que são mais dois nomes fortes para temporada de 2017.
Com um projeto que vai para muito para além da participação desportiva dos seus pilotos, a Franco Sport inscreve Mário Franco e Tânia Diogo, um outro par de pilotos casados, mas a competir separadamente.
Esta lista completa-se com os repetentes Mauro Silva e António Resina de Carvalho, pilotos a quem se juntam os estreantes Marco Pereira, Ricardo Domingues, José Manescas, Fernando Pinheiro e Luis Vaz.
O Raide Paraíso Todo-Terreno começa com verificações técnicas e documentais junto à sede do Góis Moto Clube, na Quinta do Baião, em Góis. Da parte da tarde disputa-se um prólogo com cerca de 16,2 Km. No dia seguinte os concorrentes irão enfrentar uma dupla passagem por dois troços cronometrados respetivamente com 48 e 46 km, perfazendo um total de 204,2 Km.