Rocky III, Desafio Supremo, 1982
Temos agora o terceiro filme da extensa saga Rocky em que, desta vez, Balboa tem de enfrentar um perigoso lutador, não apenas para manter a sua coroa, mas também a sua dignidade e honra.
O seu adversário, melhor dizendo inimigo, é o temível lutador Mr. T (Laurence Tureaud). Um boxeur profissional cheio de talento que acaba por vencer Rocky num combate memorável.
Apollo Creed, que já lutara antes contra Balboa, decide que o vai ajudar, tornando-se seu treinador, ajudando-o a preparar-se para enfrentar o temível Mr. T, numa luta sem quartel em que Balboa vai ter de enfrentar também os seus medos. A música dos Survivor “Eye of the Tiger” dá uma grande ajuda ao filme, sendo até nomeada para um óscar, mas que não chegou a ganhar.
Neste filme vemos Stallone a conduzir uma moto em várias cenas, nomeadamente após a morte do seu treinador Mickey. Para ser mais preciso trata-se de uma Harley-Davidson FLH Electra Glide de 1981.
A cena é tocante, exceto para o capacete que é arremessado contra a estátua. Não façam isso aos vossos capacetes, mesmo num momento de fúria. Cuidem sempre bem deles!
The Expendable, Os Mercenários, 2010, 2012, 2014 e 2024
Syl tem tido uma vida muito atarefada, com muitos outros filmes conhecidos, como “Cobra” ou “Homem Demolidor”, a saga “Creed” e mesmo à medida que os anos avançam o ator não dá sinais de querer abrandar, sendo que a série de filmes The Expendables (Os Mercenários) mostra isso mesmo.
Nesta série de filmes, em que Stallone tem influência direta na realização, argumento e produção, o próprio tem uma participação muito ativa e contracena com muitos outros nomes sagrados de Hollywood, casos de Jason Statham, Dolph Lundgren, Mickey Rourke, Harrison Ford ou Arnold Schwarzenegger, que já apresentámos nestas crónicas.
Nos vários filmes, cheios de ação e efeitos especiais incríveis, também vemos Stallone, que na saga é o líder do grupom Barney Ross, a andar de moto, incluindo uma customizada por si, como se pode ver nesta imagem.
Ainda assim, há outros momentos em que as motos têm um papel verdadeiramente icónico. Escolhemos esta cena do terceiro filme da saga porque é realmente única. O salto efetuado é algo do outro mundo e mostra como a tecnologia permite concretizar coisas impensáveis e com um realismo inesperado:
Série Tulsa King, 2022
Syl, juntamente com outros nomes sonantes, como Cher ou Arnold Schwarzenegger foram juntos até às escadarias do New York’s City Hall em 2003. Aí o Presidente da Autarquia proclamou que a Terceira quarta-feira de julho seria proclamada como o Ride To Work Day, iniciativa que ainda hoje se mantém.
Por último, uma menção à série Tulsa King em que o ator mostra de novo todo o seu talento e genialidade. Um homem que na vida real gosta de motos, é conhecido pela sua longa série de romances, vários deles com mulheres famosas como a atriz dinamarquesa Brigitte Nielsen, com quem esteve casada dois anos, as modelos Naomi Campbell e Janice Dickinson, entre outras, mas que também tem sofrido muito. Por exemplo, em julho de 2012 encontrou o seu filho Sage Stallone morto, o jovem que era fruto do seu primeiro casamento, com a atriz Sasha Czack.
Voltando a Tulsa King, Stallone é agora um “mafioso dos tempos modernos”, um pouco na lógica da aclamada série “Os Sopranos”. Ele agora é Dwight Manfredi, “O General” e depois de 25 anos de prisão é enviado pelo seu chefe para Tulsa, no Estado do Oklahoma, para “tomar conta” da cidade e enfrentar os poderes instalados, incluindo a polícia local e um perigoso gang motard local: os Black Macadam, liderados pelo terrível Caolan Waltrip.
Cabe-lhe liderar um conjunto de “heróis improváveis”, numa região remota dos Estados Unidos, para chegar à conclusão que é a sua própria organização que o quer tramar, mas ele não vai ficar quieto. A não perder, apesar de poder ser algo complexa de visualizar em Portugal!
Esperamos que tenham apreciado esta homenagem a Sylvester Stallone e que continue a brindar-nos com ótimos desempenhos e argumentos, como tem feito ao longo das últimas décadas.
Para a semana contamos apresentar mais alguém do mundo do espetáculo com uma estreita ligação às motos. Quem será?