fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Suzuki relembra uma das suas motos pioneiras e mais famosas do mundo

Redação Por Redação
22 Fevereiro, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A Suzuki pode orgulhar-se de ter inaugurado muitos segmentos, tanto em duas como em quatro rodas. Os anos 80 viram nascer dois dos pioneiros da Suzuki mais famosos da sua história: o Vitara (primeiro SUV moderno) e a GSX-R 750, a primeira superdesportiva “hyper sport” da história. Com eles inauguramos uma série de quatro capítulos que nos levarão aos SUV, crossover, utilitários; motos desportivas, naked ou maxiscooters com os quais a Suzuki criou novos segmentos.


A GSX-R 750 é possivelmente a moto desportiva mais icônica da história. Apresentada no IFMA Motorcycle Show em Colônia (Alemanha) em 1984, foi lançada no mercado em 1985 e revolucionou toda a indústria, criando a nova categoria das “Hyper Sport”. Era uma moto projetada para competir ao mais alto nível em campeonatos de resistência e velocidade, mas adequada para ser desfrutada diariamente em estradas abertas. A sua tecnologia, imagem (com carenagem integral e farol duplo) e posição de condução eram as de uma moto do mundial de resistência.

Etsuo Yokouchi, responsável pelo desenvolvimento dos novos modelos da linha “Hyper Sport” da Suzuki, criou uma moto em que a performance estava acima de tudo. A sua obsessão era lutar contra o peso e conseguiu criar uma superdesportiva de apenas 179 quilos em vazio. O primeiro passo foi projetar um chassi composto por 26 peças de seção retangular de alumínio e três grandes peças fundidas do mesmo material. A suspensão traseira, com um enorme braço oscilante, e os triângulos dianteiros foram derivados da competição. O depósito de combustível também era de alumínio, e a carenagem integral, de plástico injetado. Até o simples painel de comandos estava montado sob espuma de borracha, para economizar peso.

O motor DOHC de 4 válvulas por cilindro, inspirado em hélices de aviação, apresentava Twin Swirl Combustion Chambers (TSCC) e o Suzuki Advanced Cooling System (SACS), um sistema de última geração que arrefecia as cabeças dos cilindros e os pistões utilizando jatos de óleo. Combinando o Direct Air Intake System (DAIS) com carburadores flat-gate, a GSX-R750 gerou uma potência máxima de 105 cv às 10.500 rpm. A GSX-R foi um estrondoso sucesso de vendas e permanece no catálogo da marca até hoje. Também alcançou tudo na competição. Kevin Schwantz travou as suas primeiras batalhas com Wayne Rainey numa GSX-R750 da equipa Suzuki Yoshimura no North American AMA.

Tags: destaquesuzuki gsx-r 750

RELACIONADOS

Triumph anuncia novas combinações de cores para 2026
Notícias

Triumph anuncia novas combinações de cores para 2026

A Triumph Motorcycles revelou doze novos esquemas de cores impressionantes para a sua gama do ano modelo 2026. Com...

Por Redação
3 Julho, 2025
Honda apresenta a nova scooter CUV:e para a Europa
Notícias

Honda apresenta a nova scooter CUV:e para a Europa

A Honda expandiu e reforçou a sua oferta de motos totalmente elétricas para a Europa com a introdução da...

Por Redação
2 Julho, 2025
Talaria Ibérica começa a vender elétrica KOMODO em Portugal
Notícias

Talaria Ibérica começa a vender elétrica KOMODO em Portugal

A Talaria Ibéria, importadora exclusiva para Portugal, Espanha e Andorra, tem o prazer de anunciar a chegada da KOMODO,...

Por Redação
2 Julho, 2025
História – a britânica BSA – Uma segunda vida
Notícias

História – a britânica BSA – Uma segunda vida

A britânica BSA é mais uma das marcas históricas europeias  que desapareceram do mapa mas têm agora a oportunidade...

Por Redação
30 Junho, 2025
Próximo Post
Lusomotos apresenta novos travões Better Brakes da SBS

Lusomotos apresenta novos travões Better Brakes da SBS



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt