A rede de concessionários oficiais Suzuki no território nacional tem já disponíveis as novas versões 2017 das RM-Z250 e RM-Z450, bem como da RMX450Z. Os novos modelos da marca de Hamamatsu destinados ao Motocross e ao todo o terreno apresentam uma decoração agressiva onde o tradicional amarelo surge contrastado com o preto das tampas laterais, flancos do assento e aros das rodas, constituindo esta uma das características que distingue as máquinas de 2017.
As RM-Z voltam a apostar em suspensões de primeira linha, com destaque para as forquilhas invertidas Showa SFF-AIR (Separate Function front Fork-AIR) no caso da 450 e da Kayaba PSF2 (Pneumatic Spring Fork) para a dois meio, unidades que recorrem a uma tecnologia semelhante (ar comprimido) para assegurar o papel tradicionalmente ocupado pelas molas e que garantem uma importante poupança de peso, para além de um ajuste mais rápido.
Nos comprovados motores motocilíndricos a quatro tempos equipados com injeção de combustível e sem bateria, a Suzuki volta a propor o sistema de controlo de arranque denominado S-HAC (Suzuki Holeshot Assist Control) que pode ser ajustado em dois modos: ‘A’ para condições de aderência precárias e ‘B’ para pisos com boa tracção. Este sistema faz variar o avanço da ignição e desativa-se ao fim de alguns segundos (1,2s no modo ‘A’ e 4,5s no modo ‘B’) ou quando o piloto engrena a terceira (modo ‘A’) ou quarta velocidades (modo ‘B’).
RMX450Z
Produzida com base na RM-Z450, a RMX450Z regressa ao mercado nacional e retoma a evolução estética protagonizada pelas suas irmãs destinadas ao MX e SX, mas não esconde a adaptação ao uso em todo o terreno.