O Campeonato Nacional de Enduro – CFL 2024 concluiu-se em Souselas no passado domingo, depois de ter sido precedido pela terceira ronda do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar no sábado. Embora Julien Roussaly já tivesse garantido as coroas Elite Geral e Elite 2 em Tábua, e Fábio Magalhães os troféus de Verdes Absoluto e Verdes 1, a última prova do campeonato trouxe Luís Oliveira (Yamaha) a vencer a jornada. O Mini Enduro, que teve a sua terceira ronda no sábado, marcou a primeira metade da competição, cujo restante calendário será integrado no Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha, a decorrer entre setembro e novembro.
Apesar da chuva fora de época que afetou a região, a organização conseguiu ajustar o percurso, especialmente para a prova de Mini Enduro, assegurando a segurança dos participantes. Santiago Pereira (Yamaha) venceu novamente na classe Infantis, seguido de Martim Alves e Luís Ribeiro. Robi Tikkanen (GasGas) venceu entre os Juvenis, enquanto Domingos Cunha (Yamaha) triunfou na classe Juniores. Nas Clássicas, destacaram-se António Oliveira (Yamaha) na classe 1, Fábio Magalhães (Yamaha) na classe 2, Manuel Moura (Honda) na classe 3, José Nogueira (Honda) na classe 4 e Nelson Cunha (Honda) na classe 5.
No domingo, a prova do Nacional de Enduro enfrentou condições difíceis devido à chuva noturna, levando a um adiamento de 30 minutos na partida para melhorar o estado do percurso. A primeira volta foi particularmente desafiante, mas as condições do piso melhoraram ao longo do dia. As categorias de Verdes, Senhoras, Veteranos, Super Veteranos, Promoção e Hobby evitaram a Extreme Test na primeira volta por questões de segurança, mas algumas classes completaram-na na segunda volta.
Julien Roussaly (Sherco), já campeão na categoria Elite, sofreu uma penalização de 4 minutos por avanço no início da prova, mas recuperou para terminar em 3º lugar, a 2m08s de Luís Oliveira (Yamaha), que conseguiu o seu primeiro triunfo do ano e o título em Elite 1. Renato Silva (Beta) venceu em Elite 2. Ruben Ferreira (Beta) garantiu as vitórias em Open Absoluto e Open 2, com Filipe ‘Taniko’ Oliveira (Beta) assegurando o título em Open 2, apesar de ausente por lesão.
Nos Verdes, Tomás Rodrigues (Yamaha) estreou-se no pódio de Verdes Absoluto e Verdes 1, acompanhado por Tomás Alves (GasGas) de Verdes 3 e Luís Pinto Jr. (KTM) de Verdes 2. Vilde Holt (Husqvarna) venceu na classe de Senhoras, com Mariana Afonso e Francisca Henriques a completarem o pódio. Rui Sousa (Fantic) e Cláudio Belchior (KTM) venceram em Promoção e Super Veteranos, respetivamente, enquanto Manuel Moura (Yamaha) triunfou entre os Veteranos. Em setembro, o Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha retoma a ação.
Para mais informações, visite www.fmp.pt.