fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Shark Citycruiser: uma agradável surpresa!

Ricardo Carvalho Por Ricardo Carvalho
4 Outubro, 2023
em Acessórios, Dossiers, Notícias, Sem Categoria
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Assumo que não sou um grande fã de capacetes do tipo aberto ou jet, mas o uso recente e continuado do Citycruiser está a fazer-me mudar de ideias!

Chapéus há muitos, seu palerma! Assim dizia Vasco Santana no filme clássico A Canção de Lisboa, de 1933. Numa adaptação quase posso dizer o mesmo relativamente aos capacetes, sendo que o palerma sou eu por ter uma espécie aversão natural aos capacetes abertos…

Nem sequer posso dizer que tenho uma explicação plausível, embora em tempos tenha sofrido a projeção de uma pedra por um veículo automóvel que me atingiu a testa e deixou uma cicatriz. Usava um capacete aberto, um verdadeiro “penico”, mas direi que foi mera coincidência.

 

Shark Citycruiser com um nível de proteção muito elevado

Aprecio bastante partilhar convosco a apreciação sobre os equipamentos que vou testando e este jet é ligeiramente diferente dos habituais, sendo que oferece uma proteção acima da média. A marca refere mais 75% ao nível da zona frontal inferior do rosto.

Desconheço se é mesmo assim, mas o facto é que me inspira bastante confiança, bem mais que, por exemplo, um modular quando circulo com a queixeira levantada. Algo que faço por vezes em ambiente urbano, considerando sempre que tem homologação P/J, para ser legal usar das duas formas.

O Citycruiser tem um formato que se aproxima mais de um integral, estendendo a região das faces quase até ao queixo. De tal modo que a área aberta é bastante menor do que aquela que costumamos encontrar num capacete jet clássico, como se ficasse a meio caminho entre ambos.

Por outro lado, a viseira exterior é fora do comum, sendo que se prolonga até mais abaixo que o habitual, cobrindo até à zona do queixo com eficácia e está desenhada para prevenir o embaciamento com umas pequenas saliências na zona inferior. Mesmo que este ocorra, basta elevar um pouco mais cabeça por instantes para resolver, dispensando pinlock.

Como se não bastasse, já vem com viseira solar incluída, embora a patilha para a manobrar esteja numa localização mais elevada que o habitual e não recolha automaticamente, mas rapidamente nos habituamos.

Para um capacete com calota em termoplástico injetado, interiores em múltiplas camadas de EPS, com forros extraíveis e laváveis e um bom canal de ventilação superior, tem ainda outra caraterística muito positiva: o peso controlado, ou seja, cerca de 1,330 g.

Conforto acústico e notas finais

Nota de destaque para o conforto acústico. Naturalmente que um capacete aberto tende a ser mais ruidoso que um integral ou mesmo um modular fechado, mas até aqui, sobretudo com a viseira completamente em baixo, cumpre.

Tudo somado, está a superar as expetativas para um capacete descomplicado, de uso quotidiano, em ambiente urbano e até em algumas saídas, desde que seja a velocidades moderadas ou a moto ofereça uma razoável proteção aerodinâmica.

A continuar assim, corre o risco de se tornar o meu companheiro favorito no dia-a-dia citadino e mesmo a cor preta, que tende a aquecer mais com o tempo quente, é um não problema porque ao ser um jet terá sempre mais circulação de ar.

Texto: Pedro Pereira

Tags: CapacetesJetShark

RELACIONADOS

Ducati revela protótipo V21L com baterias de estado sólido
Notícias

Ducati revela protótipo V21L com baterias de estado sólido

Com o Campeonato Mundial de MotoE da FIM em hiato no final da temporada de 2025, a Ducati continua...

Por Redação
13 Setembro, 2025
Novas cores para as Kawasaki Ninja já em 2026
Notícias

Novas cores para as Kawasaki Ninja já em 2026

Muito já foi escrito sobre a Ninja H2 SX, com seu motor de 998 cc de 147,1 kW {200...

Por Redação
12 Setembro, 2025
Fátima vai receber a ‘rentrée’ do Campeonato Nacional de Supermoto
Notícias

Fátima vai receber a ‘rentrée’ do Campeonato Nacional de Supermoto

Após pouco mais de dois meses de interregno, é já no próximo domingo, 14 de setembro, que regressa o...

Por Redação
12 Setembro, 2025
Yamaha vai oferecer prémios de sonho pelos seus 70 anos
Notícias

Yamaha vai oferecer prémios de sonho pelos seus 70 anos

A Yamaha celebra 70 anos a proporcionar momentos únicos, sempre com a mesma paixão pela velocidade, inovação e emoção....

Por Redação
12 Setembro, 2025
Próximo Post

Nike’s Vintage-Inspired “City Pride” Pack Drops Tomorrow



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt