A Royal Enfield, líder a nível global no segmento de motociclos de média cilindrada (250 cc-750 cc), anunciou hoje os planos para o lançamento europeu da sua nova Easy Cruiser, a Meteor 350, acrescentando uma nova dimensão ao cada vez mais forte catálogo de produtos da marca.
Com um motor de monocilíndrico de 349 cc, refrigerado a ar/óleo, a Meteor 350 gera 20,2 CV e 27 Nm de binário às 4000 rpm, proporcionando uma grande capacidade de resposta a baixas rotações, característica fundamental numa cruiser. Concebida com um veio de equilíbrio, a nova plataforma proporciona uma experiência de condução suave e equilibrada, tendo-se também tido o cuidado de preservar o icónico som da Royal Enfield.
A resposta do acelerador à injeção eletrónica de combustível foi otimizada, o que se traduz num arranque fiável e numa aceleração linear e sem esforço. Para uma maior versatilidade, o novo motor tem uma caixa de 5 velocidades, sendo a quinta uma velocidade desmultiplicada para viagens económicas e descontraídas em autoestradas, e uma embraiagem de 7 discos para facilitar as passagens de caixa em condições de trânsito congestionado.
O quadro de espinha central com duplo berço e a baixa altura do assento da Meteor 350 foram concebidos para serem manobráveis e ágeis em ambientes urbanos movimentados, além de suaves e fluídos nas estradas sinuosas fora da cidade. O manuseio seguro e o conforto são auxiliados por uma forquilha de 41 mm com 130 mm de curso e amortecedores reguláveis em 6 posições de pré-carga na traseira. Os poisa-pés estão numa posição avançada, com o seletor de velocidades a funcionar também com o calcanhar.
As luzes dianteiras e traseiras da Meteor 350 combinam o aspeto limpo e contemporâneo dos LED com a eficiência e o apelo intemporal de um farol de halogéneo. Os bem organizados comandos e comutadores no guiador são de alta qualidade, com interruptores rotativos de alimentação e iluminação que remetem para outros tempos.
Todas as variantes da Meteor 350 vêm equipadas com jantes de liga leve e pneus sem câmara de ar, sendo utilizados um pneu 100/90-19” à frente e um de 140/70-17” atrás, com um disco de 300 mm na frente e um de 270 mm atrás e um sistema ABS de dois canais. O novo painel de instrumentos combina a elegância intemporal de um velocímetro analógico com a funcionalidade de um ecrã LCD, que permite a consulta de informações essenciais como a indicação da mudança engrenada e o nível de combustível, relógio e conta-quilómetros total e parcial.