Revelada no Salão de Milão, com lançamento em breve na Índia, seguindo-se a Europa, região Ásia-Pacífico e Américas, a Royal Enfield apresenta a nova Hymalaian 450.
O equilíbrio perfeito
A nova Himalayan alcança o equilíbrio perfeito entre capacidade e versatilidade. É uma moto de aventura que tem tudo o que precisa e nada de que não precise;
Meticulosamente concebida para o desconhecido
Inspirada e moldada pelo ecossistema dos Himalaias, em constante evolução e frequentemente imprevisível, este motociclo adapta-se facilmente ao terreno, aos elementos e ao motociclista. Foi verdadeiramente criada para todas as estradas, mesmo as que não existem;
Muitas motos combinadas num só
Concebida para a aventura e equipada para qualquer coisa que surja no caminho, a Himalayan combina capacidade, simplicidade e versatilidade — fazendo desta a única moto de que vai precisar;
Um salto evolutivo
Antes do seu avatar original e inovador, a Himalayan utiliza o Sherpa 450, o primeiro motor refrigerado a líquido da Royal Enfield. Vem preparada para a aventura com forquilha invertida e novas caraterísticas como Ride-by-Wire e ecrã TFT com navegação de mapa completo TripperDash.
Veja também nova Royal Enfield Bullet 350
Principais destaques
Assente no grupo motriz integrado num veículo mais recente, leve e avançado a nível tecnológico da Royal Enfield, a nova Himalayan utiliza o novo motor refrigerado a líquido Sherpa 450 e apresenta um conjunto de novas funcionalidades tecnológicas integradas que melhoram a experiência de aventura na sua nova moto. A nova Himalayan da Royal Enfield será lançada na Índia antes do final do ano, ficando posteriormente disponível noutras regiões.
A Royal Enfield tem uma longa associação aos Himalaias, que tem sido a casa espiritual e a inspiração criativa da marca. A Himalayan original foi inspirada na tradição de 60 anos de explorar os Himalaias numa moto, e foi criada nos Himalaias. De conceção especial, que inspira confiança e uma moto competente para ir a qualquer lugar, a Himalayan mostrou repetidamente o seu valor como a moto ideal para motociclismo de aventura nestas montanhas incríveis. Tem sido a moto de eleição para milhares de exploradores em todo o mundo que a conduziram para cruzar uma multiplicidade de locais e terrenos, criando assim uma subcategoria de nicho de aventura que é real, sensorial e acessível. A nova Himalayan representa uma evolução, um desenvolvimento desta premissa, elevando-a a outro nível.
Ao falar da ligação da marca às montanhas, e da inspiração para a nova Himalayan, Siddhartha Lal, Director executivo, Eicher Motors Ltd., referiu:
Na Royal Enfield, há mais de 60 anos que temos uma forte ligação aos Himalaias, e isso levou-nos a criar a primeira Himalayan em 2016. Tivemos um feedback fantástico para uma moto de aventura de conceção especial, e foi isso que nos incentivou a lançar uma Himalayan totalmente nova. Esta moto foi concebida com o novo motor refrigerado a água Sherpa 450, uma caixa de 6 velocidades e é totalmente adequada para os Himalaias. Tem uma única finalidade: sair-se incrivelmente bem nos terrenos e condições meteorológicas imprevisíveis dos Himalaias.
Criámos esta moto para ser a melhor do mundo neste domínio. Desenvolvemos o chassis e a ergonomia de forma a torná-lo fantástico para a aventura. É “a” moto de que vai precisar para qualquer finalidade, em qualquer parte do mundo, porque se consegue cruzar os Himalaias, consegue superar qualquer coisa no mundo!
Potência até aos picos com o Sherpa 450
A nova Himalayan tem mais potência e binário, proporciona um excelente desempenho a baixas rotações e mantém-se fiel ao espírito Royal Enfield. Com uma potência máxima de 40.02 cv às 8000 rpm e um binário máximo de 40 Nm às 5500 rpm, o novo motor Sherpa de 452 cc obtém 90% do seu binário a partir das 3000 rpm, com uma potência gradual sem precisar de acelerar até à lua para poder ir a algum lugar.
Esta caraterística é mais útil ao subir encostas escorregadias, permitindo à Himalayan encontrar tração onde outras vão derrapar. O desempenho combinado com o fornecimento de binário também permite uma condução confortável com duas pessoas e bagagem. O novo motor inclui um design de cárter semisseco para maximizar a distância ao solo e permitir um design compacto.
Sendo o primeiro motor refrigerado por líquido da Royal Enfield, utiliza uma bomba de água integrada e uma configuração de radiador de passagem dupla para uma refrigeração ideal, crucial ao conduzir em terreno técnico.
Uma nova caixa de seis velocidades traduz-se numa maior flexibilidade de relações de caixa e viagens mais confortáveis em autoestrada. Isto ocorre através de uma nova embraiagem Slip and Assist acionada por cabo, proporcionando uma ação mais ligeira da embraiagem e uma vida mais longa da mesma.
Apresentação do TripperDash – o seu parceiro de aventura
Partido do princípio “tudo o que precisa e nada do que não precisa”, a tecnologia utilizada na nova Himalayan está lá com uma finalidade – para melhorar a experiência do motociclista.
Em primeiro lugar destacado está o novo TripperDash. A forma redonda clássica dispõe de várias funcionalidades inovadoras para o motociclista, com opções para mudar de um estilo analógico tradicional para uma disposição digital. O novo TripperDash oferece a primeira navegação de mapa completo no mundo num ecrã redondo equipado com Google Maps e orientação por áudio em mais de 130 idiomas.
O controlador por joystick no interruptor esquerdo permite controlar o painel de instrumentos assim como a música, chamadas e mensagens como parte da conectividade móvel. Os motociclistas podem escolher entre os modos de condução Performance e Eco, alterando a resposta do acelerador através da nova configuração ride-by-wire.
O ABS traseiro pode ser desativado para uma experiência de condução todo-o-terreno mais envolvente.