Domingo
O Domingo foi para a CryptoData RNF MotoGP Team um dia com sensações ambivalentes. Apesar de Miguel Oliveira ter feito um arranque à ‘Falcão’, não conseguiu terminar a corrida. Já o seu colega de equipa, Raul Fernandez, conseguiu o seu melhor resultado do ano até agora na corrida principal.
O português da RNF conseguiu um arranque canhão, tendo largado de P11 na grid e tendo conseguido rodar em P6 após as primeiras curvas.
Miguel Oliveira teve de fazer o possível para gerir a sua energia, já que o seu ombro esquerdo ainda lhe causa muitas dores, principalmente nas rápidas mudanças de direção no Circuito TT de Assen. Perdeu uma posição nas primeiras voltas, mas continuava a progredir, até que infelizmente, após 12 voltas, Oliveira voltou para a box. Desistiu por ter detetado problemas nos travões da sua máquina.
O piloto português concluiu:
Fiz um bom arranque na corrida de hoje [domingo], recuperei algumas posições e fiquei perto de P5. Mas já estava a lutar muito, a moto tinha alguns problemas que a obrigavam a ser imprevisível nos travões.
Depois de alguns de voltas, foi muito difícil para mim continuar mesmo sendo mais lento. É muito frustrante e uma pena ter de abandonar a corrida, porque queríamos entrar nas férias de verão com um resultado decente, pelo menos nos pontos, embora hoje tivesse sido possível até fazer alguns bons pontos com o Raul [Fernandez]. Enfim, precisamos de olhar para estas três corridas como um bónus já que não estou a 100% e encontro-me ainda em recuperação. Estar aqui já foi uma vitória, pude ficar mais tempo com a equipa para a conhecer e melhorar, bem como fazer algumas corridas de domingo, o que foi bom. Além disso, reunimos informações para mim e para a equipa e agora é hora de recalibrar para a segunda metade da temporada.
Agora, toda a equipa CryptoDATA RNF MotoGP Team e toda a caravana do MotoGP parte para umas merecidas férias de verão de cinco semanas, até que a ação retorne, de 4 a 6 de agosto. Restam 12 jornadas do Campeonato Mundial de MotoGP de 2023, com data inicial marcada para Silverstone, Grã-Bretanha.
Quanto aos resultados do fim de semana, Bagnaia (Ducati Lenovo Team) reforçou a liderança. Foi seguido nesta prova por Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team), em segundo. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) ficou em terceiro. Já Binder (Red Bull KTM Factory Racing) perdeu por muito pouco um lugar no pódio.