Tal como tínhamos referido anteriormente, chegou ao fim a silly season com o Monster Energy British Grand Prix, em Silverstone. Estas 5 semanas de paragem, além de servirem para descansar e repor energias, servem também para as equipas definirem estratégias para o resto da temporada e fazer alguns melhoramentos nas suas motos. Por outro lado, este período é também aproveitado para definir um pouco mais do pelotão da próxima temporada.
Um bom exemplo disso foi o anúncio por parte do italiano Andrea Dovizioso (Yamaha With U RNF) que vai abandonar a modalidade ainda antes do fim da época, logo após a prova no Circuito Mundial de Misano, Marco Simoncelli, no início de setembro. É uma notícia triste, sendo que as provas restantes vão ser asseguradas pelo piloto de testes da marca Cal Crutchlow.
Quanto a Miguel Oliveira, continuamos todos à espera para saber como vai ser a próxima temporada, embora o próprio tenha afirmado numa entrevista à SportTV: Quando puder dizer alguma coisa, vou certamente anunciar, mas para já não posso dizer nada devido a prazos contratuais. […] O meu futuro passa por aqui, já o disse e já tranquilizei todos os fãs. É aqui que me manterei nos próximos anos. Resumindo, só resta aguardar mais algum tempo, sendo que a última versão é que vá mesmo para a Aprilia, mas porque questões contratuais o anúncio ainda não possa ser feito.
Interessante a imagem abaixo onde se percebe nitidamente o efeito dos diferentes fusos horários. Afinal de contas, a terra é mesmo redonda!
Como decorreu o GP da Grã-Bretanha?
Que os ingleses adoram motos, já todos sabemos, tal como é do domínio comum que Silverstone tem uma magia especial e o facto de nos últimos 7 anos não haver um único repetente na vitória em MotoGP mostra isso mesmo!
Logo para começar, Silverstone não teve, infelizmente, uma prova do cada vez mais popular MotoE, que se está a tornar num campeonato cada vez mais atraente… ainda que muito silencioso! Vamos mesmo ter que esperar mais duas semanas pelo CryptoDATA Motorrad Grand Prix von Österreich, onde as MotoE voltam a competir.
Na espetacular categoria Moto 3 o Italiano Dennis Foggya da Leoard Racing (Honda) foi o primeiro a cruzar a bandeira do xadrez, sendo seguido por um “enxame” de KTM: o espanhol Jaume Masia da Red Bull KTM Ajo foi segundo e o terceiro foi o turco Deniz Oncu da Red Bull KTM Tech3. Mesmo os 2 lugares seguintes também foram ocupados por motos do fabricante austríaco. Uma curiosidade sobre Deniz: mede apenas 1,45 e pesa uns anoréticos 41 kg!
Na categoria Moto 2, animada como sempre, o espanhol Fernandez, da equipa KTM Red Bull Ajo, foi novamente feliz, mas teve que se esforçar muito para vencer ao estreante Alonso Lopez, da CAFG Speed Up, cabendo o fecho do pódio ao inglês Jake Dixon da Inde GASGAS Aspar. Quanto a Sam Lowes, um dos grandes protagonistas da categoria, continua ainda a recuperar da lesão ao ombro.
Finalmente, na categoria rainha, o fim de semana foi a pura loucura e a imprevisibilidade foi a nota dominante ao longo dos três dias! Não é à toa que lhe chamam categoria rainha, sendo que o pódio foi dominado por motos italianas!
O rapidíssimo, Pecco Bagnaia da Ducati Lenovo Team ficou com a vitória, mas teve que se empenhar para vencer ao espanhol Maverick Viñales da Aprilia Racing. A fechar o pódio ficou o australiano Jack Miller da Ducati Lenovo. O líder do campeonato, o francês Fabio Quartaro da Yamaha teve que cumprir a penalidade de uma Volta Longa e acabou por ficar em oitavo, sendo que o seu rival mais direto, Aleix Espargaro, da Aprilia, ficou imediatamente atrás, em 9º.
O “nosso” Miguel Oliveira, que tinha arrancado num modesto 13.º, numa corrida inteligente soube ir aproveitando os erros alheios, nomeadamente quedas, e acabou num excelente 6.º lugar, o que pode significar que a segunda parte da temporada vai ser melhor que a primeira! Continua em 10º lugar, mas apenas a 1 ponto de Viñales.
Até daqui a duas semanas para o CryptoDATA Motorrad Grand Prix von Österreich, na Áustria. Esta prova vai coincidir com a Concentração Internacional de Motos de Góis.
Texto: Pedro Pereira
Fotos: Motogp.com