Depois da visita ao OR Thailand Grand Prix, de boa memória para todos nós dado o recital de condução de Miguel Oliveira (agora conhecido como Rainmaster ou Senhor da Chuva) com mais uma brilhante vitória, eis que a caravana se mudou para a terra dos cangurus (até apareceu um na pista), ficando praticamente nos antípodas de Portugal, o que se reflete também ao nível dos horários.
Ficam agora a faltar apenas mais duas provas: Malásia de 21 a de 23 de outubro e a última prova do campeonato no Gran Premio Motul de la Comunitat Valenciana, de 4 a 6 de novembro.
Já todos sabemos que a Austrália é um país muito especial. Muitos de nós, onde me incluo, até sonham em ir lá um dia, mas o facto é que os custos e a distância são fortes motivos para a não visita a este gigante país onde os nossos antepassados, aquando dos Descobrimentos, talvez tenham sido os primeiros a chegar. É uma questão ainda em aberto.
Já sabemos que na Austrália se adora tudo o que é desporto e se for motorizado em duas rodas, tanto melhor, além de que é a terra de grandes campeões como Wayne Gardner, Michael Doohan, Casey Stoner ou Jack Miller que está a fazer uma ótima época na Ducati…
Como correu o fim de semana em Phillip Island?
Já se sabia que havia previsão de alguma chuva e bastante humidade, mas com temperaturas relativamente baixas. A chuva acabou por não ser “diluviana” a ponto de Miguel Oliveira poder fazer um brilharete, mas já lá vamos, até porque a categoria rainha está ao rubro e os 3 primeiros (Quartaro, Bagnaia e Espargaro) chegaram aqui separados por apenas 20 pontos!
Na entusiasmante categoria Moto 3 o espanhol Guevara (Gaviota GASGAS Aspar Team) com 290 pontos é ainda mais líder destacado e quase campeão depois de mais uma vitória. Segue-o o seu conterrâneo e colega de equipa Garcia que tem agora 225 pontos e terminou em 3.º terceiro lugar. O terceiro lugar da categoria continua a ser do italiano Foggia (Leopard Racing – Honda) com 223 pontos que aqui não foi além do 9.º lugar na classificação.
Nas Moto 2 o fim de semana foi de loucos: o japonês Ogura da IDEMITSU Honda Team Asia que soma 242 pontos é agora o líder, o espanhol Fernandez da Red Bull KTM Ajo (Kalex), que era líder, passou para segundo e tem agora 238,5 pontos. O terceiro lugar continua a ser do espanhol Canet (Flexbox HP40 – Kalex) com 192! Interessante que nesta prova nenhum dos primeiros classificados conseguiu um lugar de destaque na grelha final, ou seja, tudo adiado para as duas últimas provas.
Finalmente, na categoria rainha, a expetativa continua enorme e os 3 principais aspirantes à vitória final tiveram um fim de semana diferente, sendo que a queda de Quartaro lhe pode vir a custar o título, já que Bagnaia, que liderou a prova muito tempo, ficou em 3.º lugar e tem agora 14 pontos de vantagem!
Nota mais, obviamente, para a vitória do espanhol Rins em Suzuki. É mesmo de lamentar a saída desta marca para a próxima temporada. De destacar também que Marquez está mesmo de volta! No GP anterior tinha feito 4.º e agora terminou em 2.º, o que indicia que pode estar mesmo recuperado e podem contar com ele para a próxima temporada!
Na prática, tudo continua em aberto, para as 2 provas que faltam! Porém, “Pecco”, é agora líder e a vantagem aqui acumulada pode ser crucial para as etapas que faltam! Já Quartaro terá que arriscar muito se quiser manter a coroa e a segunda metade da temporada não tem corrido nada bem. Mesmo Espargaro, que aqui foi 9.º, tem que se preocupar se quiser manter o 3.º lugar, é que Bastianini tem apenas menos 15 pontos!
Miguel Oliveira não começou bem o fim de semana. Não se conseguiu encontrar com as temperaturas mais baixas e alguma chuva, acabando por sair de 24º lugar, ou seja, o último. Depois foi fazendo uma recuperação daquelas a que já nos tem habituado e acabou já dentro dos pontos, em 12.º lugar, o que não deixa de ser um feito. Nota menos para o facto de ter perdido 2 lugares na classificação geral, sendo agora 10º, mas apenas 1 ponto de Martin e 2 de Rins.
Assim, até daqui a uma semana para o Petronas Grand Prix of Malaysia.
Texto: Pedro Pereira
Fotos: Motogp.com