fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Reportagem Macbor Montana Experience 2025

Redação Por Redação
17 Novembro, 2025
em Evento, Motomais, Mototurismo, Testes
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Tanto por tão pouco

O paradigma do “mais por menos” começa a ganhar cada vez mais força no mercado europeu, com os motociclistas a reajustarem prioridades. Ainda nem há uma década atrás as super-desportivas eram rainhas e senhoras, dando depois lugar às maxi-trails. Mais potência, mais peso, mais equipamento, mais caras… tudo era mais e mais! Mas, nos dias que correm as preferências estão a mudar e a Motos Bordoy, proprietária da Macbor é uma das responsáveis por essa mudança. A Montana Experience nasceu há uns anos para provar que com pouco, se faz muito!

POR Domingos janeiro  •  Fotos Motos Bordoy

Como se consegue dar credibilidade a uma marca e respetivos modelos? Colocando-os à prova sem receios e a confiar em pleno no trabalho feito por uma equipa tão dedicada quanto apaixonada. Esse foi o mote perfeito que levou a Motos Bordoy a criar este evento, o Montana Experience em 2018 (para influencers e jornalistas Ibéricos), nessa altura para colocar à prova a então XR3, uma trail que acabava de chegar ao mercado espanhol equipada com motor de 250 cc. Passados três anos, volta a haver nova edição, para mostrar as capacidades da mais recente aposta da marca espanhola no segmento trail de média cilindrada, a XR5, equipada com motor de dois cilindros paralelos de 500 cc. Agora, em 2025 para testar “in loco”  as mais recentes atualizações à nova XR5, a Motos Bordoy concebeu uma viagem pelos Pirinéus, para proporcionar uma experiência completa e inesquecível à caravana de convidados, que teriam, ao longo de três exigentes etapas, a oportunidade de testar a nova 510 cc nos mais exigentes cenários. Muitos desses quilómetros foram feitos em condições nas quais muito poucos proprietários alguma vez ousarão enfrentar.

3 dias, 730 km

Este ano o cenário eleito para nos dar a conhecer a nova Macbor Montana XR5 510 foi os Pirinéus e o desafio era promissor, muitas curvas, nas mais pitorescas estradas de montanha, cenários de cortar a respiração e alguns troços fora de estrada com alguns obstáculos para ultrapassar. Um teste muito intenso, de longa duração que serviu para relembrarmos as qualidades e argumentos do modelo espanhol, mas agora, melhorado em diversos aspectos, como veremos mais adiante. Antes de continuar, dar nota 10 à organização que foi absolutamente incrível, como a Motos Bordoy já nos habituou.

Tal como referimos, esta aventura Transpirenaica foi um desafio intenso de condução, uma vez que ao longo dos quase 730 km, fomos brindados com quase tudo: calor, frio, chuva, nevoeiro, granizo, estradas rápidas, outras lentas, umas largas outras estreitas, estradões largos e rolantes, outros mais técnicos e desafiantes, com direito a agumas passagens por água, incluíndo um “temido” rio. Uma extraordinária forma de levar ao limite a nova XR5 510!

Etapa 1 Puigcerdà -Ainsa: 287 km (73% estrada 27% terra)

Marcou um arranque de experiência em grande estilo, onde apanhámos um pouco tudo nos Pirinéus, sempre com o topo da montanha engalanado de branco a acompanhar a nossa viagem. O dia ficou marcado pelo frio, chuva, sol, calor estradas de montanha e pelo verde das paisagens típicas dos Pirinéus. Fomos brindados com um troço rápido com curvas rápidas, outros quilómetros em estradas secundárias com curvas mais apertadas, estradões de gravilha e com muita pedra. Pó e lama também não faltaram. Foi um dia muito divertido, com cerca de sete horas de viagem, tranquilo com uma ou duas zonas de dificuldade mais acrescida para tornar o dia mais emocionante.

Os pneus Metzler Tourance mostraram uma vez mais ser a escolha indicada para a XR5, versáteis e polivalentes. Logo neste primeiro dia pudemos comprovar que a XR5 510 transmite muita confiança, está bem dimensionada e o motor sente-se mais alegre, não por ser mais potente, mas por ter um binário mais cheio. O motor deixa de ser o Loncin para passar a ser Zongshen com 47 cv ou 35 kW. Destaque para o novo painel TFT muito completo, agora a permitir conectividade com os smartphones de nova geração, muito fácil de navegar e com dois modos disponíveis: Sport e Eco. Permite-nos desligar o ABS na roda traseira ou nas duas de forma simples e intuitiva. Tem um computador de bordo que faz a média do consumo, média dos quilómetros e autonomia. É uma moto muito confortável, vibra um pouco mas é uma muito confortável. Para receber o novo motor apenas houve a necessidade de mudar alguns pontos de fixação no quadro, de resto, é exatamente igual à anterior geração, com suspensões Kayaba ajustáveis na frente e atrás, travões Nissin com excelente potência e tacto. Os pousa pés têm borracha que pode ser desmontada através de dois parafusos.

Uma moto que mesmo depois de ter sido usada de forma tão intensa não acusou qualquer problema.

Etapa 2 Ainsa – Otxagabia: 227 km
(70% estrada 30% off road)

Dia marcado pelas estradas rurais muito estreitas mas muito arranjadas, que nos levaram a atravessar o mais profundo dos Pirinéus, desta vez com o “Monte Escondido” como pano de fundo. O ponto alto, além das enormes doses de diversão na condução a ritmos muito alegres e sem vista de chuva durante toda a manhã, foi a passagem por um rio, que embora na fosse muito largo, levava alguma força que em conjunto com as enormes pedras no seu fundo, colocou à prova o espírito de aventura da comitiva. O staff da motos Bordoy voltou a mostrar porque são especiais e através de uma espécie de cordão humano, sacrificaram-se dentro de água para auxiliar os bravos aventureiros. A verdade é que não houve uma única queda! Brilhante!

Além desta passagem e alguns quilómetros desafiantes em terrenos pedregosos e algo deteriorados que serviram para colocar o nosso físico à prova, o grande desafio off road estava prometido para a parte da tarde. No entanto, uma enorme trovoada com muita chuva e até granizo, fez com que a organização optasse por cancelar o troço off road, para conforto da caravana. Seguimos então novamente por estradas traçadas a lápis para andar de moto, em direção ao hotel, mas antes, mais uns quilómetros fora de estrada a ritmos vivos e sem lama por se tratar de pisos duros e com pedra.

Etapa 3 Otxagabia – San Sebastián: 212 km (78% estrada 22% off road)

Para fazer o pleno, além da muita chuva que apanhámos, foi dia de nevoeiro muito cerrado, que obrigou a muitas alterações nas rotas previstas, onde apenas conseguimos fazer um dos três percursos off road planeados para fechar o Montana Experience em grande. Estadas rurais sempre no meio do bosque e a estrada sempre molhada. Um dia sem grandes percalços, em jeito de descompressão, onde importa voltar a destacar a ausência de qualquer problema mecânico entre a caravana de Macbor XR5 510 presentes.

CONCLUSÃO

A segunda geração da XR5 fica marcada pela estreia do novo motor Zongshen Euro 5+, com embraiagem deslizante, 178 kg de peso, embraiagem deslizante, controlo de tração e mantém o duplo modo de condução (agora Sport e Eco). O consumo final fixou-se nuns contidos quatro litros.

Na ciclística destaque para o quadro em tubos de aço mais leve, suspensões ajustáveis KYB, ABS ajustável em três níveis, jantes tubless de raios cruzados e discos recortados. Em termos de equipamento destaque para o para-brisas ajustável (com ferramentas) em duas posições, manete de travão ajustável, proteção de mãos, cárter, quadro e escape), descanso central, iluminação full LED, duas tomadas de corrente (12V e USB), depósito de combustível de 20 litros, espaço por baixo do assento para ferramentas e grelha traseira de transporte.

Uma moto robusta, confortável e equilibrada, com altura ao solo de apenas 840 mm. A jante de 19” na frente transmite a confiança necessária para enfrentar estradas de montanha ou estradões de terra. O guiador é alto, facilitando a condução em pé. A nova 510 já está disponível nos concessionários, em quatro cores (azul, branco, preto e vermelho) pelo preço base de 5999€.

Tags: ExperienceMACBORMontanaMototurismoPirinéus

RELACIONADOS

Kove reduz (muito) o preço em três modelos
Motomais

Kove reduz (muito) o preço em três modelos

A KOVE Portugal anunciou uma redução de preço em três modelos: 800X PRO, 450 Rally e NK 125R. Esta...

Por Fernando Neto
17 Novembro, 2025
Harley-Davidson com presença… diferente na EICMA
Competição

Harley-Davidson com presença… diferente na EICMA

A Harley-Davidson fechou uma semana interessante e bem diferente na EICMA 2025, com novidades a somar à tradicional gama....

Por Fernando Neto
16 Novembro, 2025
Hard Enduro no norte do país
Competição

Hard Enduro no norte do país

A quinta e penúltima prova do Campeonato Nacional de Hard Enduro – 100% tem lugar este fim de semana...

Por Fernando Neto
14 Novembro, 2025
Honda Motor Europe Ltd. distinguida
Evento

Honda Motor Europe Ltd. distinguida

A Honda Motor Europe Ltd. reafirmou a sua liderança na inovação e sustentabilidade no setor das duas rodas. Isto...

Por Fernando Neto
14 Novembro, 2025
Próximo Post
Kove reduz (muito) o preço em três modelos

Kove reduz (muito) o preço em três modelos



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt