O turco Toprak Razgatlioglu, depois de vários anos de ligação à Yamaha, com a qual ganhou o título mundial de Superbikes em 2021, mudou-se para a rival BMW e, agora que finalizou o seu contrato com a marca japonesa já testou livremente a BMW M 1000 RR #54.
Depois de analisar o teste do dia após a sua estreia com a BMW, Toprak Razgatlioglu afirmou que a BMW “não está longe” dos seus concorrentes…
Apesar das limitações que teve nos testes realizados no Autódromo Internacional do Algarve para a estreia de Toprak Razgatlioglu com a ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team, o #54 foi capaz de dar as suas primeiras ideias sobre o teste e a máquina BMW M 1000RR. Após o final da ação de segunda-feira, que acabou por ser o seu segundo dia na moto em vez do primeiro como inicialmente planeado, o Campeão de 2021 fez a sua análise e explicou as principais diferenças entre as máquinas Yamaha e BMW e onde gostaria de melhorar antes de um segundo teste em Jerez esta semana e enviou uma mensagem de aviso aos seus rivais.
Veja também SBK em Portimão: montanha-russa de emoções
A análise do piloto
A segunda-feira acabou por ser o segundo dia da estrela turca na moto, depois de ter dado algumas voltas no domingo. Analisando o seu segundo dia, onde o teste ainda foi limitado, Razgatlioglu afirmou:
Hoje estamos a rodar, mas não em condições totalmente secas. Em geral, sinto-me feliz porque foi um teste muito positivo. Sinto que a moto está muito melhor porque, no domingo, andei com a moto pela primeira vez, mas apenas 11 voltas. Hoje, mudámos alguma coisa e a sensação é muito boa. Tive uma queda estranha na curva 5. Tentei travar a fundo, a traseira subiu, desceu e depois começou a deslizar muito. Caí do lado esquerdo, mas não foi um grande acidente. Depois disso, estou a andar de novo para me certificar de que percebo a moto. Fizemos uma volta muito boa com estas condições de pista. Gostei de o fazer. Não fiz muitas voltas: 19 na segunda-feira e 11 no domingo.
Estamos a aprender. Esta moto, depois de quatro anos na azul, é completamente diferente. Estou a começar a adaptar-me. Senti que a frente estava muito melhor do que antes e especialmente o travão motor é inacreditável. Utilizámos um mapa diferente. Finalmente sinto o travão motor! Muito positivo. Precisamos de mais voltas com esta moto para a configuração porque temos muitas peças, mas não temos tempo para as experimentar. Espero que haja condições secas em Jerez para experimentar as outras peças.