Como combinado a semana passada, desta vez vamos ter alguém muito popular também, mas que liga as motos e o desporto rei. Aliás, de todas as crónicas publicadas é apenas o segundo caso, considerando também o exemplo do treinador do Porto, André Villas-Boas, que também treinou Meireles em Inglaterra. Ainda dizem que não há coincidências!
Raul José Trindade Meireles, ou simplesmente Raul Meireles, nasceu na cidade do Porto, a 17 de março de 1983, tendo agora a bonita idade de 41 anos. Desde muito cedo que começou a dar nas vistas no futebol e não era difícil de prever que a sua vida ia estar intimamente ligada ao desporto mais popular no nosso país. Ainda por cima, o seu pai era massagista no Boavista o que ajudou ainda mais a cimentar a paixão pela bola.
A sua formação base foi no Boavista sendo que depois acabou por ser emprestado ao Desportivo das Aves na temporada de 2001–2002, quando tinha apenas 19 anos e é aí que começa a dar nas vistas.
O médio de transição, como lhe chamou o seu treinador no Porto e amigo, Jesualdo Ferreira. Regressa ao Boavista no ano seguinte e simplesmente a sua carreira dá um salto de gigante de tal forma que começa a ser cobiçado pelo arqui-rival da Invicta: o FC Porto!
Em julho de 2004, quando tinha 21 anos acaba por assinar com o Porto por cinco temporadas e foi aí que teve oportunidade de mostrar a sua genialidade no futebol e o seu gosto e talento nato que o celebrizou na expressão “Chuta Meireles”.
Sobre esta transferência, muito badalada à época, é o próprio Meireles a afirmar:
Transferi-me para um grande clube. Quando recebemos um convite deste género, não há quaisquer dúvidas. Vou continuar na minha cidade, mas no melhor clube da Europa!
Veja também Alexandre da Silva: ator, criador de conteúdos digitais, modelo pai e motociclista