fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Que moto comprar? Sucessora para uma Honda CB 500X

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
15 Novembro, 2024
em Crónicas
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Alguns comentários

O Carlos é um daqueles motociclistas que começam a ser mais raros na atualidade e logo por três razões distintas que vale a pena enunciar:

  1. Não tem pressa em trocar de moto com regularidade. 10 Anos de uso intensivo da moto pelo mesmo dono é algo cada vez mais raro;
  2. Pretende trocar de moto, mas sem aumentar a potência/binário e cilindrada. Sejamos francos, a maior parte de nós tem tendência para ir subindo na escala;
  3. Não é fã da tendência cada vez mais trail/crossover que o mercado nos oferece. Dito de outra forma, vai contra a corrente cada vez mais dominante deste estilo de motos.

Quanto à sua Honda CB 500X representou um marco muito importante para a marca e quando foi apresentada, em 2013, logo com três versões: 500F, 500R e 500X, destinadas a públicos distintos, mas todas foram conhecendo um notável sucesso. Especial destaque para X que, ano após ano, se foi modernizando e mantendo como hipótese de escolha para muitos motociclistas, sejam titulares da Carta A2, seja para motociclistas, como parece ser o seu caso, que não querem, nem precisam, de mais!

2023 foi o último com a designação de CB 500X e a sua hipótese de comprar uma destas faz todo o sentido, mais ainda se encontrar um exemplar em bom estado, com quilometragem baixa e talvez até alguns extras, mas o modelo atual também tem as suas vantagens e podem ser relevantes, mais ainda se pretender manter a moto durante muitos anos.

Ou seja, a menos que a questão estética tenha um peso fundamental, na nossa perspetiva, faz todo o sentir comprar o modelo mais atual, talvez mesmo até já na declinação de 2025. Afinal de contas, é normal as marcas fazerem ao longo dos anos melhorias, nem que sejam cirúrgicas, nos seus modelos e a Honda não é exceção.

Se ponderasse subir de cilindrada, o leque de escolhas iria alargar-se imenso e deixamos três exemplos de motos que poderiam ir perfeitamente ao encontro dos seus gostos e necessidades e sugerimos que leia a crónica do nosso leitor Gonçalo. Uma proposta incontornável seria a Yamaha Tracer 700 outra a Honda NC 750X e a terceira da jovem marca QJMotor, mais precisamente a  550 RT que também poderia ir ao encontro do que procura.

Considerando que não pretende subir de cilindrada deixamos duas sugestões alternativas, mas tendo sempre presente que neste segmento a oferta, não considerando outros estilos de moto de perfil mais clássico, naked ou desportivo, vão sempre na direção de um perfil mais trail.

Uma possível alternativa é a Voge 525 DSX. Apesar da designação 525 tem um motor com 494 cc (anteriormente tinha a mesma cilindrada da Honda NX 500, ou seja 470 cc), capaz de debitar 47,6 cv às 8500 rpm e um binário de 44 Nm às 7000 rpm.

O preço é um bocado mais acessível que a proposta da Honda, 6187€ face a 7575€, mais despesas e tem ainda a promoção das malas por 50% do valor, ou seja, 650€ (azul e cinzento) e preto por 750€. De destacar ainda a boa dotação de equipamento, mas é inegável que se trata de uma moto com perfil bastante trail. O peso em ordem de marcha é de 235 kg, face aos 196 kg da Honda.

Outra hipótese pode ser também a Benelli TRK 502 na versão normal e não na X. também equipada com um bicilíndrico paralelo, de 500cc, capaz de debitar 48 cv às 8500 rpm e um binário máximo de 46 Nm às 6000 rpm, por um preço a partir de 6380€ mais despesas.

Mais uma moto com perfil aventureiro (menos que na versão X), com boa dotação de equipamento e muito fácil de conduzir, embora o seu peso em ordem de marcha também a rondar os 235 kg (mais quase 40 kg que a Honda NX 500) possa ser algo intimidatório e retire alguma agilidade.

Notas finais

Antes de tomar uma decisão sugerimos que experimente novamente a Honda NX 500. Faça um test ride com calma, leve consigo a sua CB 500X para comparar e saber do eventual valor de retoma que, como sabe, será baixo.

Depois pondere então testar estas duas alternativas que lhe apresentamos e será mais fácil tomar uma decisão, mas caso mantenha a sua ideia inicial de não ir além dos 500 cc estas propostas são duas das mais interessantes que o mercado tem para oferecer-lhe.

Depois de tomada a decisão, se o desejar, comunique-nos qual foi a sua escolha.

Página 2 de 2
Anterior12
Tags: Benelli 500destaqueHonda NC750XHonda NX 500Que moto escolherTRACER 700

RELACIONADOS

Crónica – A Ultrapassagem
Crónicas

Crónica – A Ultrapassagem

Por Pedro Alpiarça “Só preciso que traves mais uma vez… Podia tê-lo feito há três curvas atrás mas quero...

Por Redação
9 Abril, 2025
Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?
Crónicas

Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?

Circular na via do meio ou da esquerda em Auto Estrada ou via equiparada, quando injustificadamente, é uma infração...

Por Redação
4 Maio, 2025
Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer
Crónicas

Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer

Trocar o óleo do motor da sua moto é uma das tarefas de manutenção de motos mais básicas e...

Por Redação
2 Abril, 2025
Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA
Crónicas

Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA

A Harley-Davidson apresenta a “Harley Night”, uma reinterpretação da tradicional Open House. Este evento que teve início em Espanha,...

Por Redação
2 Março, 2025
Próximo Post
Midland apresenta novo ENERPUMP

Midland apresenta novo ENERPUMP



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt