Alguns comentários
O Carlos é um daqueles motociclistas que começam a ser mais raros na atualidade e logo por três razões distintas que vale a pena enunciar:
- Não tem pressa em trocar de moto com regularidade. 10 Anos de uso intensivo da moto pelo mesmo dono é algo cada vez mais raro;
- Pretende trocar de moto, mas sem aumentar a potência/binário e cilindrada. Sejamos francos, a maior parte de nós tem tendência para ir subindo na escala;
- Não é fã da tendência cada vez mais trail/crossover que o mercado nos oferece. Dito de outra forma, vai contra a corrente cada vez mais dominante deste estilo de motos.

Quanto à sua Honda CB 500X representou um marco muito importante para a marca e quando foi apresentada, em 2013, logo com três versões: 500F, 500R e 500X, destinadas a públicos distintos, mas todas foram conhecendo um notável sucesso. Especial destaque para X que, ano após ano, se foi modernizando e mantendo como hipótese de escolha para muitos motociclistas, sejam titulares da Carta A2, seja para motociclistas, como parece ser o seu caso, que não querem, nem precisam, de mais!
2023 foi o último com a designação de CB 500X e a sua hipótese de comprar uma destas faz todo o sentido, mais ainda se encontrar um exemplar em bom estado, com quilometragem baixa e talvez até alguns extras, mas o modelo atual também tem as suas vantagens e podem ser relevantes, mais ainda se pretender manter a moto durante muitos anos.

Ou seja, a menos que a questão estética tenha um peso fundamental, na nossa perspetiva, faz todo o sentir comprar o modelo mais atual, talvez mesmo até já na declinação de 2025. Afinal de contas, é normal as marcas fazerem ao longo dos anos melhorias, nem que sejam cirúrgicas, nos seus modelos e a Honda não é exceção.

Se ponderasse subir de cilindrada, o leque de escolhas iria alargar-se imenso e deixamos três exemplos de motos que poderiam ir perfeitamente ao encontro dos seus gostos e necessidades e sugerimos que leia a crónica do nosso leitor Gonçalo. Uma proposta incontornável seria a Yamaha Tracer 700 outra a Honda NC 750X e a terceira da jovem marca QJMotor, mais precisamente a 550 RT que também poderia ir ao encontro do que procura.
Considerando que não pretende subir de cilindrada deixamos duas sugestões alternativas, mas tendo sempre presente que neste segmento a oferta, não considerando outros estilos de moto de perfil mais clássico, naked ou desportivo, vão sempre na direção de um perfil mais trail.

Uma possível alternativa é a Voge 525 DSX. Apesar da designação 525 tem um motor com 494 cc (anteriormente tinha a mesma cilindrada da Honda NX 500, ou seja 470 cc), capaz de debitar 47,6 cv às 8500 rpm e um binário de 44 Nm às 7000 rpm.
O preço é um bocado mais acessível que a proposta da Honda, 6187€ face a 7575€, mais despesas e tem ainda a promoção das malas por 50% do valor, ou seja, 650€ (azul e cinzento) e preto por 750€. De destacar ainda a boa dotação de equipamento, mas é inegável que se trata de uma moto com perfil bastante trail. O peso em ordem de marcha é de 235 kg, face aos 196 kg da Honda.

Outra hipótese pode ser também a Benelli TRK 502 na versão normal e não na X. também equipada com um bicilíndrico paralelo, de 500cc, capaz de debitar 48 cv às 8500 rpm e um binário máximo de 46 Nm às 6000 rpm, por um preço a partir de 6380€ mais despesas.
Mais uma moto com perfil aventureiro (menos que na versão X), com boa dotação de equipamento e muito fácil de conduzir, embora o seu peso em ordem de marcha também a rondar os 235 kg (mais quase 40 kg que a Honda NX 500) possa ser algo intimidatório e retire alguma agilidade.
Notas finais
Antes de tomar uma decisão sugerimos que experimente novamente a Honda NX 500. Faça um test ride com calma, leve consigo a sua CB 500X para comparar e saber do eventual valor de retoma que, como sabe, será baixo.

Depois pondere então testar estas duas alternativas que lhe apresentamos e será mais fácil tomar uma decisão, mas caso mantenha a sua ideia inicial de não ir além dos 500 cc estas propostas são duas das mais interessantes que o mercado tem para oferecer-lhe.
Depois de tomada a decisão, se o desejar, comunique-nos qual foi a sua escolha.