fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Que moto comprar? Sucessora para Honda XL 650V Transalp

Qual a sucessora para Honda XL 650V Transalp?

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
23 Fevereiro, 2024
em Crónicas
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

As nossas sugestões

O Diogo já fez o trabalho de casa e também colocou à venda a sua simpática Transalp, sendo que tem o seu leque de escolhas bastante restrito e o facto de não pretender uma moto do tipo trail acaba por tornar mais fácil a decisão. Busca uma moto com caraterísticas de touring e custos controlados, na aquisição e na manutenção.

Começando pela sua Honda XL 650V ou, simplesmente, Transalp, trata-se de uma trail muito agradável e até divertida e que tem procura, apesar de já ter mais de 20 anos. O facto de ter uma quilometragem baixa e estar original também a valoriza e se o valor for ajustado ao mercado certamente que não vai ser difícil de vender.

Apontar para um valor de venda é sempre complexo, mas veja em sites de vendas os valores apresentados e já fica com uma noção. Tenha também presente que é normal haver alguma margem de negociação. Também pode ponderar a venda num stand/concessão já que a sua moto é vendável e pode ser aí mais valorizada na compra de outra e ter o bónus de uma garantia, por mútuo acordo, de pelo menos 18 meses, caso já tenha expirado a garantia da marca.

Quanto às suas duas possíveis escolhas são ambas muito interessantes, mas de forma diferente e uma não é necessariamente melhor que a outra, pelo que tem mesmo de testar as duas.

A Tracer 700, do seu motor Cross Plane de dois cilindros e 689 cc, extrai cerca de 73 cv às 8750 pm e um binário de 67 Nm às 6.500 rpm. É uma moto muito divertida, confortável, bastante ágil e fácil de conduzir. Oferece de origem alguma proteção aerodinâmica, o que é ótimo para viajar e com o seu orçamento certamente que vai encontrar um exemplar recente e talvez até com alguns extras, como malas, punhos aquecidos ou descanso central.

Mesmo numa condução mais viva os consumos são bons, na casa dos quatro litros, o peso total, a cheio, fica ligeiramente abaixo dos 200 kg e os 17 litros do depósito garantem autonomias superiores a 300 km com uma boa margem de segurança.

A NC 750X insere-se na mesma categoria, mas tem um perfil ligeiramente diferente. O seu bicilíndrico de 745 cc oferece 59 cv às 6.750 rpm e um binário de 69 Nm às 4.750 rpm. Logo aqui está uma diferença de relevo: menos potência, mas mais cedo e binário ligeiramente superior. Também oferece boa posição de condução, proteção aerodinâmica e facilidade de condução.

Os consumos são ainda mais baixos, quase imbatíveis e mesmo com um depósito de 14 litros consegue uma grande autonomia. O peso também superior em cerca de 15 kg e a versatilidade de poder colocar um capacete no lugar ocupado tradicionalmente pelo depósito é uma mais-valia.

Só por aqui se percebe que estas duas excelentes opções o podem satisfazer, mas uma permite uma toada mais ágil e desportiva, fazendo mais uso da caixa de velocidades e da superior capacidade de rotação e na outra tudo ocorre de forma mais serena, mas igualmente divertida, com um formato até mais aventureiro.

Para alargar um pouco mais a sua escolha, sugere-se que teste a também a Triumph Tiger 660, numa altura em que a marca tem vindo a alargar a sua rede de concessionários pelo país.

É a única tricilíndrica na categoria e do seu motor de 660 cc são extraídos 81 cv às 10.250 rpm e um binário de 64 Nm às 6.250 rpm. Ou seja, menos binário que as outras duas, mas é, de longe, a que oferece mais cv, ainda que num regime mais elevado de rotação. É também uma moto muito versátil, fácil de conduzir e o caráter do seu motor torna-a diferente das outras duas opções.

Esta proposta de Hinckley tem também uma boa dotação de equipamento, caso da suspensão dianteira invertida ou a conetividade e o peso (204 kg) colocam-na a meio termo entre as outras duas. O depósito de 17 litros também lhe garante boa autonomia e é uma proposta mais exótica, uma vez que as vendas não rivalizam com as suas duas concorrentes de ocasião.

Nestas três propostas deve estar a sua futura companheira. Tem mesmo de as experimentar todas, antes de tomar uma decisão final.

Com o seu orçamento pode não ser possível adquirir um exemplar zero quilómetros, mas vai certamente ser possível comprar uma moto muito recente, sendo de valorizar a existência de extras ou versões mais equipadas.

Por exemplo, a Tracer tem uma versão GT, que faz dela uma verdadeira Sport Tourer, a NC tem packs de equipamento como o Pack Travel Combi e a Tiger tem uma gama de acessórios muito alargada.

Qualquer que seja a sua escolha, nenhuma destas três motos o vai deixar defraudado e vai certamente proporcionar-lhe bons momentos de diversão e, quem sabe, tornar-se numa futura companheira por muitos e bons anos.

Página 2 de 2
Anterior12
Tags: destaqueHonda TransalpQue moto escolherTouring

RELACIONADOS

Crónica – A Ultrapassagem
Crónicas

Crónica – A Ultrapassagem

Por Pedro Alpiarça “Só preciso que traves mais uma vez… Podia tê-lo feito há três curvas atrás mas quero...

Por Redação
9 Abril, 2025
Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?
Crónicas

Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?

Circular na via do meio ou da esquerda em Auto Estrada ou via equiparada, quando injustificadamente, é uma infração...

Por Redação
4 Maio, 2025
Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer
Crónicas

Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer

Trocar o óleo do motor da sua moto é uma das tarefas de manutenção de motos mais básicas e...

Por Redação
2 Abril, 2025
Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA
Crónicas

Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA

A Harley-Davidson apresenta a “Harley Night”, uma reinterpretação da tradicional Open House. Este evento que teve início em Espanha,...

Por Redação
2 Março, 2025
Próximo Post
Nicolas Spinelli estriou-se na categoria MotoE no AIA

Nicolas Spinelli estriou-se na categoria MotoE no AIA



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt