fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Que moto comprar? Sucessora para Honda CBF 1000

Perfil de utilização muito específico

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
5 Janeiro, 2024
em Crónicas
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

As nossas sugestões

O José não deixou nada por indicar no seu perfil, mas há alguns detalhes que se destacam: um deles é a altura que faz facilmente parecer que qualquer moto é baixa e vai implicar sempre algumas concessões em termos de conforto. Por outro lado, a Honda CBF tem um motor muito redondo e suave, dono de uma cremosidade que não será fácil de igualar por muitos motores.

Parte do trabalho de casa já foi feito pelo José ao testar algumas motos, o que já lhe permite riscar algumas da sua lista, incluindo as opções com caixa automática, tipo a DCT da Honda.

Em vez de esperar mais um ano, porque não pensar na compra mais cedo, tipo até abril, de modo ainda ir a tempo de ir ver o MotoGP a Jerez da La Frontera, que será nos dias 26 a 28 de abril, aproveitando o feriado do 25 de abril e fazer logo uma viagem? Ótima desculpa também para comprar moto mais cedo e fazer uma viagem aos Picos da Europa, evitando os meses de julho e agosto!

As motos de perfil mais trail touring são, provavelmente, as que mais vão ao encontro das necessidades e tipo de utilização do José, sendo que o seu orçamento de referência e o facto da compra usada ser um não problema alargam ainda mais o leque de escolhas.

Uma possível escolha pode ser a trail touring Kawasaki Versys 1000. Muito conforto, posição de condução mais vertical e um motor tetracilíndrico que, sem ter valores de potência ou binário referenciais, não o vai deixar desiludido. Existem várias versões na Versys 1000 pelo que é só escolher a que mais se adequa. Além disso, residindo na Grande Lisboa não será complicado efetuar um test-drive e um exemplar zero quilómetros cabe no seu orçamento.

Outra possibilidade pode bem ser a Triumph Tiger 1200, na sua versão mais estradista, a GT. Bons níveis de conforto, motor tricilíndrico muito forte e agradável e uma posição de condução pouco agressiva que pode ser sempre melhorada, por exemplo com uns “aumentos de guiador” (vulgo bar risers). O preço da nova pode estar já um pouco acima do orçamento, mas uma moto de serviço ou recente pode ser uma ótima escolha.

Outra hipótese muito interessante é a novíssima Suzuki GSX-S1000 GX. Está agora a chegar ao mercado e foi testada na MOTOS deste mês. Já pode ser encomendada, tem um motor tetracilíndrico fantástico, boa dotação de equipamento (quando o José começar a viajar mais vai valorizar coisas como o cruise control ou os punhos aquecidos) e uma posição de condução do tipo crossover que também poderá depois modificar para o seu perfil de utilizador.

A Multistrada, preferencialmente na configuração V4, também pode ser uma possível eleita, sendo que o seu estrondoso motor pode ajudar à decisão do José, mesmo tendo valores de potência quase pornográficos. Também aqui a compra de novo acaba por ser inviabilizada, mas uma moto recente cabe perfeitamente no seu orçamento e existem várias versões que podem ir ao encontro do que procura.

Por último, a BMW S1000XR também se pode constituir como uma excelente opção e uma inseparável companheira de viagens, longas ou curtas. O motor tem prestações de desportiva, mas a posição de condução mais neutra, o aceitável nível de conforto para dois e as mais recentes tecnologias de conforto e segurança fazem dela uma possível eleita. A aquisição em novo, mesmo com uma menor dotação de equipamento, vai exceder o seu orçamento pelo que a escolha de uma unidade usada faz todo o sentido.

Nestas cinco motos já está um leque de escolhas diversificado e é importante, se possível, optar por as experimentar a todas antes de decidir e leva a sua companhia habitual consigo porque o teste deve ser feito a dois. Caso nenhuma delas vos satisfaça, então devem ponderar também as ofertas de motores bicilíndrico, como os que refere na sua descrição.

José, comece já a fazer o trabalho de casa. Estamos no início do ano, uma ótima altura para ver o que mercado tem para oferecer, as eventuais promoções e, quem sabe, se não vai ainda a tempo de ir de moto nova a Jerez ver o MotoGP no circuito Angel Nieto!

Feliz 2024 e boa escolha.

Página 2 de 2
Anterior12
Tags: destaqueMototurismoQue moto escolherTrail Touring

RELACIONADOS

Crónica – A Ultrapassagem
Crónicas

Crónica – A Ultrapassagem

Por Pedro Alpiarça “Só preciso que traves mais uma vez… Podia tê-lo feito há três curvas atrás mas quero...

Por Redação
9 Abril, 2025
Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?
Crónicas

Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?

Circular na via do meio ou da esquerda em Auto Estrada ou via equiparada, quando injustificadamente, é uma infração...

Por Redação
4 Maio, 2025
Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer
Crónicas

Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer

Trocar o óleo do motor da sua moto é uma das tarefas de manutenção de motos mais básicas e...

Por Redação
2 Abril, 2025
Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA
Crónicas

Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA

A Harley-Davidson apresenta a “Harley Night”, uma reinterpretação da tradicional Open House. Este evento que teve início em Espanha,...

Por Redação
2 Março, 2025
Próximo Post
ENYRING GmbH: A nova empresa da Yamaha

ENYRING GmbH: A nova empresa da Yamaha



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt