As nossas sugestões
Este nosso leitor está tentado a deixar partir a sua velhinha BMW F800GS. Cumpriu a sua missão, tem já uma quilometragem significativa e o facto de ser uma moto bastante alta, com suspensões de curso longo e roda de 21 polegadas à frente não ajudam.
Uma vez que não pretende fazer qualquer utilização todo-o-terreno com a moto torna-se mais fácil direcionar a sua escolha e as trail mais radicais, como a BMW F900 GS, sucessora espiritual da 800 GS, estão logo postas de parte.
A Yamaha Tracer 9, equipada com o seu triclíndrico do tipo cross plane (CP3) vai diretamente na direção do que procura em termos de conforto, performance, tecnologia. Uma verdadeira sport tourer, com caraterísticas de GT.
Na versão base, Tracer 9, consegue um exemplar novo abaixo do seu limite orçamental, sobrando dinheiro, por exemplo, para um topcase, uns punhos aquecidos e o quick shifter. Esta é a versão mais acessível e purista, com suspensões convencionais. O motor é igual em todas.
A versão GT é a intermédia e fica mais ou menos no limite do seu orçamento. Vem com uma dotação superior de equipamento: quick shifter, punhos aquecidos, malas laterais e suspensões semi-ativas em ambos os eixos. Já a experimentou e sabe o que esperar.
Por último, a versão GT+ já fica um pouco acima do seu orçamento e é a mais tecnológica de todas. Face à GT tem, por exemplo, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), conetividade ou sistema de travagem unificado ligado ao radar. Se for esta a opção ou sobe o seu orçamento ou compra usado.
Quanto à concorrência, na casa bávara tem a BMW F900 XR. Já conhece a marca e trata-se de um modelo também muito interessante e, se não abusar dos extras, também cabe no seu orçamento. O motor é um bicilíndrico cheio de caráter, mas bastante diferente do CP3. Nada como testar.
A Kawasaki Versys 1000 também uma Sport Tourer que pode ir ao encontro do que procura. O preço está um pouco acima do seu orçamento, mas se ponderar a aquisição de um exemplar recente já pode ir ao encontro do que deseja e o motor de quatro cilindros pode ser uma bela experiência.
Também a Suzuki GSX-S1000 GT é uma opção de relevo. O valor de aquisição, novo, pode ficar ligeiramente acima dos 15.000€, mas é uma verdadeira Gran Turismo em que o destaque vai obviamente para o motor que com os seus cerca de 150 cv lhe vai transmitir novas sensações.
Por último, de referir ainda a Honda NT1100 que ficará mais ou menos no limite do preço que definiu. Trata-se de uma moto com um elevado nível de conforto e versatilidade e o bicilíndrico não o vai desiludir. É a única que pode vir equipada com caixa automática (DCT) que pode ser uma mais-valia.
Resumindo, tem aqui um leque mais alargado de escolhas. A sua primeira opção vai diretamente ao encontro daquilo que procura, mas se quiser alargar os seus horizontes antes da decisão, experimente algumas destas alternativas…