Alguns comentários
O Pedro vem mostrar algo que, por brincadeira, afirmamos com frequência: quem gosta de motos e faz usos distintos das mesmas deveria ter sempre duas ou três motos diferentes! Claro que isto é num mundo perfeito, que não existe, mas uma moto mais off-road, outra para viajar a dois e uma citadina e era a perfeição! Já nem pensando numa desportiva e numa clássica!!!
Porém, a dura realidade mostra que nem todos podemos fazer isso e ter uma moto que seja verdadeiramente um “canivete suíço” é algo complexo de conseguir já que, como refere, terão de existir sempre cedências.
Pensando “fora da caixa” uma hipótese radical era manter a sua BMW para o dia-a-dia e passeios com a esposa e adquirir outra com reais capacidades off-road, caso de uma KTM 690 Enduro, que caiba no orçamento. Claro que implica dois seguros, dois IUC, manutenção em dobro e assim sucessivamente, mas é uma solução que lhe garantia o melhor de dois mundos. Veja o exemplo do Pedro Elias.
Numa abordagem mais racional, apresentamos três motos novas que vão ao encontro do que procura e também três motos usadas, mas recentes, e que cabem no seu orçamento.
Começamos pela Yamaha Ténéré 700, talvez até na versão Explore, para ter de origem uma dotação de equipamento superior. Não pensando em versões mais radicais, tipo Rally Raid, fica no limite do seu orçamento e vai dar-lhe grandes alegrias no off-road e até na condução diária. Já na utilização a dois poderá ser um pouco mais complicado. Pode justificar-se adquirir um assento mais confortável e até um conjunto de pneus mais estradistas. O motor CP2, apesar de ter apenas 689 cc, debita 73 cv às 9000 rpm e 68 Nm às 6500, pesando 211 kg a cheio.
Outra opção igualmente muito interessante e que pode adquirir nova é a Voge 900 DSX. Tem imensas semelhanças com a BMW F900 GS, mas vem com um preço bombástico, a partir de 8888€, mais despesas. Equipada com raios e jante de 21’’ à frente são bons indicadores, tal como a excelente dotação de equipamento ou o motor de 895 cc, capaz de debitar 95 cv às 8250 rpm e um binário de 95 Nm às 6250 rpm. O peso em ordem de marcha superior a 230 kg pode sentir-se no off-road e o nível de conforto é bom, mesmo com passageiro.
A derradeira sugestão é a Kove 800X PRO. Mais uma proposta oriental com um preço de arromba: a partir de 9899€, mais despesas. Vem equipada com um motor de 799 cc, capaz de debitar 96 cv às 9000 rpm e um binário de 80 Nm às 7500 rpm. Tem um perfil nitidamente aventureiro, reforçado por um peso a cheio a rondar os 190 kg. Mais uma vez o conforto, para viajar a dois, pode sair penalizado, mas nada como testar e ponderar, por exemplo, um selim mais confortável e jogar com a regulação das suspensões.
Considerando agora a possibilidade de adquirir uma moto usada, mas recente, deixamos também um leque de três escolhas que podem ir ao encontro daquilo que procura.
A primeira é a Honda Africa Twin 1100, versão standard talvez até com caixa manual, ou seja, sem DCT. Não dá para uma nova, mas consegue adquirir um exemplar recente, capaz de ir ao encontro do que procura. Tem ótimas competências no off-road, rodas de 18 e 21”, serve bem para uso diário e o conforto pode ser melhorado, por exemplo, com um banco confort e um pára-brisas mais alto. O motor de 1084 cc debita 101 cv às 7500 rpm e um binário de 105 Nm às 6250 rpm. O peso em ordem de marcha de 235 kg já implica alguns cuidados no off-road, mas está muito bem distribuído.
Outra possibilidade é Triumph Tiger 900 Rally. Também aqui não será possível adquirir um exemplar novo, mas um recente e em bom estado. Existe a versão Rally e Rally Pro que se distinguem pelo equipamento de série. Um motor de três cilindros em linha de 880 cc que geram 95 cv às 8750 rpm e um binário de 87 Nm às 7250 rpm. O peso em ordem de marcha ronda os 220 kg, as jantes, de raios, são de 17 atrás e 21 polegadas à frente e no vasto catálogo de acessórios há muita oferta, incluindo para melhorar o conforto ou as aptidões off-road.
Por último, caso pondere continuar com a marca bávara, que conhece bem e pode até valorizar mais a sua 800 GS, pondere também a 850 GS, já que o seu orçamento não lhe permite chegar à nova 900 GS. Equipada com um motor de 853 cc, que debita 95 cv às 8250 rpm e um binário de 92 Nm às 6250 rpm não vai deixar ficar mal. Jantes de 17 e 21 polegadas, de raios e elevada altura ao solo também fazem parte dos seus atributos. Já o peso em ordem de marcha de superior a 230 não ajuda. Como certamente sabe, também aqui há possibilidade de adicionar uma panóplia de extras.
Notas finais
Já ficou com seis possíveis escolhas, não considerando a possibilidade, igualmente desafiante, de ter duas motos, para usos distintos e sem ter de preocupar-se com a venda da sua.
De entre as seis motos apresentadas, a nossa sugestão é que as teste a todas e o faça no ambiente mais real possível. Isto implica até levar a sua esposa consigo porque ela também tem uma palavra a dizer, sobretudo se quer que ela ande consigo de vez em quando.
Pode não ser uma escolha muito fácil, até porque as motos com perfil de aventura, enquanto solução de compromisso, vão sempre implicar cedências, mas por vezes ter dois conjuntos de pneus diferentes e um outro assento já fazem toda a diferença na moto, mais ainda se jogar com a regulação das suspensões.
Boa sorte na escolha. Se assim o desejar, partilhe depois qual foi a sua eleita.