Alguns comentários
Andar de moto a dois pode ser uma verdadeira terapia, tal como refere o marido da cantora Pink, seja em duas motos distintas, seja na opção condutor e passageiro. Uma forma de fortalecer a relação e de partilhar bons momentos, memórias que ficam para sempre e que nos fazem sentir felizes.
As denominadas trails de média cilindrada são um segmento, se assim lhe podemos chamar, que continua com um desenvolvimento incrível e a sua versatilidade, além de outros fatores como o apelo à aventura ou a estética fazem delas verdadeiros “canivetes suíços”, adaptando-se a um vasto leque de utilizadores e perfis de utilização.
A Benelli TRK 502 foi uma verdadeira “pedrada no charco”, não apenas para a marca, mas também na forma como trouxe muitas pessoas para o motociclismo, tendo sido a “primeira moto grande” de muita gente e uma verdadeira porta de entrada nas motos de aventura.
A posição de condução confortável, o muito equipamento, o preço ajustado ou a estética inspirada foram alguns dos seus argumentos e só mesmo o peso elevado travou ainda um sucesso maior, mas a quantidade de exemplares que se vê a circular pelas nossas estradas diz bem da sua aceitação no mercado.
Subir de segmento faz todo o sentido e uma moto mais potente e moderna vai trazer-vos mais conforto e segurança, sendo que tendo presente o vosso orçamento é possível comprar uma moto nova, mas recomendamos a leitura do nosso comparativo entre a Benelli TRK 702X / CFMOTO 800MT Explore / QJ MOTOR SRT 700X / Voge 650DSX.
Tal como refere na sua descrição, a QJ Motor SRT 700X e a Benelli TRK 702X são, na essência, a mesma moto, com algumas distinções em termos de tecnologia, equipamento e componente estética, mas a QJ Motor SRT 700X tem seis anos de garantia e uma campanha que inclui as três malas por um preço 7.990€, mais os custos de transporte, matriculação e I.S.V., ou seja, dentro do orçamento definido por vós, mas é importante testar, antes de decidir.
Existem mais alternativas?
Como sabem, as motos até 750 cc estão num escalão de IUC intermédio em que o valor a pagar é de 63,62 euros, mas daí para a frente o valor mais que duplica para uns exorbitantes 138,15€!
Este facto serve para alertar que, por exemplo, a aquisição de uma CFMoto 800MT, que vem equipada com o motor da KTM 790, é uma excelente moto, mas a sua cilindrada de 799 cc já a coloca no último escalão de IUC. Além disso, teriam sempre de comprar um exemplar usado para caber no vosso orçamento, mas os valores de potência e binário superiores, tal como a excelente dotação de equipamento, são tentadores.
Por falar em tentações, está a chegar ao mercado a novíssima Voge 900 DSX. Esta bicilíndrica com 895 cc, potência de 95 cv às 8.250 rpm e um binário de 95 Nm às 6.250 rpm garante prestações de um nível completamente diferente face aos 698 cc da TRK, que debita 70 cv às 8.000 rpm e um binário de 70 Nm às 6.000 rpm.
Mesmo o peso em ordem de marcha não é muito diferente: 235 kg na TRK e um valor próximo na Voge, cerca de 238 kg, com um preço de lançamento de 8.880€, mais despesas de transporte, matriculação e IUC e uma campanha a decorrer para aquisição das malas, mas nada como consultar uma concessão da marca.
Também a Suzuki Vstrom 650 é uma possibilidade, sendo que a versão mais estradista, 650 A, tem estado com uma aliciante campanha que permite a sua aquisição por 7.999€. A versão mais aventureira tem um pvp recomendado de 9.699, mas há sempre a possibilidade de adquirir um modelo recente e que já caiba no vosso orçamento. Dada a sua cilindrada de 645 cc também paga 63,32 Euros de IUC. Nada como consultar um dos agentes da marca. Foi a escolha do Nuno, numa das nossas crónicas já publicadas.
Por último, ainda menção à Moto Morini X-Cape. Mais uma produção italo-chinesa, com um perfil nitidamente aventureiro, uma estética apelativa e uma boa dotação de equipamento. O preço, a partir de 7.490€, mais despesas, é um dos seus fortes argumentos, tal como a existência de uma versão com jantes, uma com raios e ainda outra denominada Gold Edition.
Resumindo, podem e devem fazer mais test-drives antes da decisão. Caso a opção final recaia sobre e Benelli TRK 702X vão adquirir uma moto que será um ótimo upgrade face à 502, mas há muita oferta na concorrência igualmente interessante e por preços mais ou menos equiparados.
Para terminar, sugere-se que vejam este vídeo em que o nosso colaborador Paulo Ribeiro entrevista Hugo Santos, da Multimoto, importador da Benelli no nosso país: