As nossas sugestões
A célia, na descrição que acaba de fazer, apresenta algumas das principais vantagens de uma scooter elétrica enquanto forma de mobilidade sustentável, com notáveis ganhos em termos de ambiente e facilidade de deslocação, em especial em ambiente urbano ou suburbano, o que não invalida que seja possível fazer viagens maiores, mas aí já existem mais restrições, sobretudo em termos de autonomia ou velocidade máxima.
Antes da aquisição vão mesmo ter de testar diferentes motos e ver qual ou quais aquelas que se identificam mais com os vossos gostos pessoais e perceber a relevância de questões como a autonomia, rodas altas ou baixas, uma ou duas baterias, tempo médio de carga, intervalos para verificação técnicas, entre outros.
Quanto à comparticipação para a aquisição de motos elétricas por parte do Fundo Ambiental, podem consultar o respetivo site, mas nada melhor que a concessão onde ponderam adquirir para vos ajudar, mas não deve ser um ponto determinante na aquisição, até porque, tendo por base 2023, o valor da comparticipação não excede os 500€.
No nosso mercado já existe uma grande diversidade de marcas e modelos, maioritariamente orientais, sendo que a Vmoto/Super Soco liderou o mercado de motos elétricas em 2023. Ou seja, um modelo da marca pode ser uma opção interessante e que vá ao encontro do que procuram.
Toda a gama da marca pode ser encontrada aqui, mas uma boa sugestão pode ser a SuperSoco TC Max que ganhou em 2023 o prémio da prestigiada MCN “Urban Electric of the Year”. Uma moto elétrica versátil, com rodas mais altas e perfeitas para a utilização que pretendem fazer.
Outra alternativa pode ser a Seat Mó, quer na versão normal, quer na versão Performance. Esta última tem melhor prestações e componentes de qualidade superior, nomeadamente ao nível do sistema de travagem. Seja numa versão ou na outra são uma possibilidade aliciante.
De destacar que a bateria, em caso de necessidade, pode ser facilmente retirada e transportada numa espécie de “trolley” para um mais fácil carregamento, já que o seu peso, cerca de 40 kg, inviabiliza que seja facilmente transportada em braços.
A Horwin SK3 também pode ser uma escolha interessante. Igualmente equiparada a uma 125 cc e, como tal, passível de ser conduzida com Carta de Condução para automóvel (A1). Mais um produto oriental com linhas desportivas e muita tecnologia.
Neste modelo específico há a possibilidade de comprar uma ou duas baterias. Naturalmente que a segunda bateria onera o preço da aquisição e aumenta o peso, mas também quase duplica a autonomia, ou seja, é uma decisão que deve ser ponderada.
A Yadea G5S é mais uma forte candidata para o que procuram. Existe também a versão normal, mas para a utilização pretendida a G5S deve ser a vossa escolha, sendo dotada de um motor mais potente (4100W) e duas baterias de72V 20Ah, de lítio.
O facto de, recentemente, ter sido a scooter elétrica usada para percorrer a fantástica N2, com os seus cerca de 738 kms, diz muitos sobre as reais capacidades desta scooter, bem como das limitações, nomeadamente em termos de autonomia e tempo necessário para carregamento.
Outra possibilidade pode ser a Urbet Gadiro E-125. Também equiparada a uma 125cc convencional e com uma estética irreverente, que fica a meio caminho entre uma scooter tradicional e uma moto, juntando num só modelo virtudes de ambas.
Também pode ser adquirida com uma ou duas com duas baterias de lítio removíveis de 72V 35aH. São totalmente independentes e, conjuntamente, podem chegar para percorrer até 160 km sem a necessidade de ligar à corrente, mas apenas em situações ideais.
Podem também ponderar a Vespa Elettrica como uma possibilidade, mas importa ter presente que este ícone, além do preço que pode parecer elevado, tem uma velocidade de ponta teórica que não excede os 70 km/h, mesmo na versão 70 (existe uma versão 45).
Se for esta a vossa opção, adquirem um veículo cheio de charme e elegância, que transporta em si toda a herança da marca e dificilmente vos vai deixar passar despercebidos, tal o encanta que detém.
Os fabricantes japoneses só agora começam a dar passos decisivos neste campo e, por enquanto, mais focadas nas scooters equiparadas a 50 cc (categoria AM). É o caso da Yamaha NEO’S ou da Honda EM1 e, mas certamente que isso vai mudar rapidamente
Já ficam aqui com um interessante leque de escolhas. Agora cabe-vos a vós começar a fazer o trabalho de casa, em busca da vossa eleita, que o verão está quase aí.