Esta é a crónica “Que moto Comprar” número 50, uma marca importante a que chegamos graças aos nossos leitores. Continuem a remeter os vossos pedidos sempre o mais detalhados possível, para tentarmos ajudar a esclarecer as vossas incertezas.
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Dividido na escolha e no meu orçamento
“Sou o Nunes e acabo de vender a minha moto com mudanças e mais cilindrada porque depois de ter experimentado as scooters com alguma cilindrada estou rendido ao conceito, até para andar com passageiro, o que poucas vezes acontece.
Muito fáceis de conduzir, económicas, transmissão automática, sem ter que “alçar a perna” e até mesmo as performances são suficientes para mim que, mesmo quando era mais novo, nunca fui dado a grandes velocidades…
Quero gastar até 6000€ e gostava de comprar novo e já com matrícula de 2025.
Estou a aberto a sugestões, sejam europeias, japonesas ou chinesas. A que tenho andado algumas vezes, de um colega, é uma Yamaha Xmax 300, mas já percebi que com o meu orçamento não vai dar para comprar novo, mesmo na versão base.
Que alternativas me sugerem? O meu limite é mesmo aquele e que é valor que consegui pela venda da minha 750 cc e não pretendo gastar mais, exceto se tiver mesmo de ser.
Obrigado.”
Alguns comentários
O Nunes é mais um que acaba de descobrir um segredo mal guardado: as scooters com 300/350 cc são uma ótima escolha e mesmo as suas performances são uma bela surpresa, a ponto de poderem perfeitamente servir para viagens mais longas, com passageiro e carga, sem que se possam considerar como submotorizadas. Leia ainda a crónica deste nosso leitor.
A oferta é cada vez mais diversificada e só mesmo o seu limite orçamental pode ser um travão para abranger um leque de escolhas muito diversificado, onde entra a Yamaha Xmax 300.
Tal como refere, esta foge um bocado ao seu orçamento, mas talvez ainda possa vir a considerar, por exemplo, um exemplar matriculado em 2024 que caiba no seu orçamento e pode adquirir uma moto que já conhece e que o encantou.
Com um motor de 292 cc, capaz de debitar 26,7 cv às 7250 rpm e 29 Nm às 5750 rpm para um peso em ordem de marcha de 183 kg a Xmax é ágil, elegante e tem um comportamento mais desportivo, embora seja um pouco menos potente que algumas das suas adversárias aqui apresentadas.
Uma delas é a Honda Forza 350. Tem um monocilíndrico com 330 cc, capaz de debitar 29 cv às 7500 rpm e um binário de 31 Nm às 5250 rpm, para um peso em ordem de marcha de 184 kg e um preço de venda ao público de 6415€, mais despesas. No seu orçamento também terá de ser usada.
Pensando agora em scooters 0 km e com matrícula de 2025, a Zontes 350E, caso mantenha os preços para 2025, acaba por ser uma proposta altamente tentadora, dados os seus atributos que vão para além do preço de 5220€, mais despesas.
Destaque óbvio para as suas performances. O seu motor monocilíndrico de 349 cc debita 36 cv às 7500 rpm e tem um binário de 38 Nm às 6000 rpm, com um peso em ordem de marcha de 198 kg e uma dotação de equipamento muito elevada que a torna ainda mais aliciante.
A Voge SR4 é mais uma proposta chinesa que também o vai conseguir surpreender, incluindo o preço de venda ao público de 5787€, mais despesas, também com muito equipamento de conforto e segurança, bem como uma extensa garantia de cinco anos.
Tal como as suas adversárias está equipada com um motor de apenas um cilindro, de 349,8 cc, capaz de debitar 34 cv às 7500 rpm, com um binário máximo de 35 Nm às 5750 rpm e um peso em ordem de marcha na ordem dos 213 kg e um aspeto de verdadeira maxiscooter.
Uma proposta europeia pode ser a Piaggio Beverly 300 S Euro 5. Apesar de ter menos cilindrada, 278 cc, o seu preço, fora despesas é de 5699€ e tem uma estética mais clássica e elegante, mais destinada a um uso urbano ou suburbano, mas não se nega a servir de companheira de viagem.
Ter um motor mais pequeno pode ser vantajoso e a moto pesa cerca de 185 kg em ordem de marcha pelo que os 26 cv às 8000 rpm e o binário de 26 Nm às 6250 às rpm não vão ter grande dificuldade em mover todo o conjunto com elegância e agilidade.
Mais uma proposta oriental, mais concretamente a QJMotor Fort 4.0. Disponível com seis anos de garantia e um preço de 5490€ mais despesas. De referir a excelente dotação de equipamento, caso das suspensões KYB, viseira ajustável eletricamente ou sistema Keyless.
O seu motor tem exatamente 350 cc, debita 34 cv às 7500 rpm e um binário de 35 Nm às 6500 rpm, com um peso em ordem de marcha de 213 kg, explicado em boa medida pela elevada dotação de equipamento, fazendo dela uma verdadeira GT.
Por fim a Kymco Super Dink 350 também pode ser uma escolha interessante, começando logo pelo preço mais acessível de 5199€, mais as correspondentes despesas, que não variam muito de umas marcas para as outras e são inevitáveis.
O seu monocilíndrico a quatro tempos, tal como todas as outras, tem uma cilindrada de 321 cc e é capaz de debitar 28cv às 7500 rpm e um binário de Nm às rpm, para um peso em ordem de marcha de cerca de 192 kg.
Ou seja, já fica com um leque alargado de possíveis motos a adquirir, sabendo antecipadamente que nenhuma delas o vai desiludir, mas acaba por haver algumas diferenças entre os vários modelos que podem ser mais ou menos relevantes para si.
O comportamento mais ou menos desportivo, a agilidade, o conforto, a dotação de equipamento, o peso… são algumas das variáveis que o vão ajudar a decidir e até condicionar a sua escolha.
Sugere-se que não tenha pressa em decidir, teste várias motos e veja com a qual ou quais se identifica mais e não coloque de parte as duas propostas japoneses, caso aceite subir um pouco o seu orçamento… ou adquirir uma moto já matriculada em 2024!