As nossas sugestões
Na sua descrição o André já partilha os detalhes essenciais para uma compra o mais racional possível, em que os custos têm um papel fundamental.
Numa utilização citadina as scooters são praticamente imbatíveis, associando baixos custos de utilização, consumos reduzidos, facilidade de estacionamento e circulação e uma resposta do motor perfeitamente adequada. A isenção de IUC e o preço reduzido do seguro são também mais-valias importantes.
Já em vias rápidas ou mesmo autoestrada o motor torna-as mais limitadas, mas basta ter consciência disso e adequar a condução às circunstâncias.
Começando logo por aquela que é a primeira opção do André, a Honda PCX representa uma excelente escolha e por um valor a rondar os 2500€ será possível adquirir uma unidade recente, com uma quilometragem baixa e em excelente estado. Considerando que a partir de 1 de janeiro de 2022 a garantia obrigatória por lei passou a ser de três e não de dois anos, faz todo o sentido procurar uma unidade de 2022 em diante.
Se tiver alguns extras, caso de um ecrã mais elevado, um alarme ou topcase, tanto melhor. Para minorar o risco de ser enganado a compra a stand pode ser uma boa opção e peça sempre o livro de revisões e faça uma inspeção cuidadosa, incluindo teste de condução, antes de fechar negócio. Naturalmente que estes conselhos são transversais à compra de qualquer veículo.
Ainda sobre a PCX, desde o seu lançamento em 2010, tem vindo a sofrer melhorias sucessivas em termos estéticos, de conforto, segurança, consumo, emissões… pelo quanto mais recente for o exemplar, mais avançado será também.
A Yamaha NMax 125 é uma excelente alternativa e acaba por ser a principal adversária, embora existam outras propostas também tentadoras. Este simpático modelo da Yamaha acaba por ter um perfil e comportamento mais “desportivo”, mas a decisão entre uma e a outra é algo estritamente pessoal, podendo passar por questões de natureza estética ou o melhor negócio que surgir, já que em outras áreas como consumos, velocidade, agilidade e até no preço são quase iguais.
Não coloque já de parte outras alternativas, igualmente interessantes. Na edição de dezembro (#93) da revista MOTOS apresentámos um comparativo com três scooter “crossover” de 125 cc que lhe pode interessar: a Aprilia SR GT 125, MIIT ADV 125 e a SYM ADX 125. Naturalmente que o seu orçamento não lhe permite a compra de nenhuma delas com 0 km’s, mas vai permitir perceber um pouco mais das potencialidades e caraterísticas das scooters de 125 cc.
Outra alternativa, muito recente no mercado, pode ser a Keeway Vieste 125 que chegou apenas em 2023. Uma scooter ágil, dinâmica e com uma estética irreverente que, com um pouco de sorte e negociação, pode até ser possível comprar um exemplar novo ou quase, sem fugir muito ao orçamento e com muito tempo de garantia pela frente.
Também da marca Voge existe uma opção que pode valer a pena: a Voge SR1 125. Trata-se de um modelo também muito recente no mercado, tal como a Keeway chegou em 2023. Uma scooter compacta com uma estética de pura GT citadina e um preço altamente concorrencial, abaixo dos 3000€ para um exemplar novo. Nota de destaque para a excelente dotação de equipamento.
Por último, mais uma sugestão japonesa: a Suzuki Burgman Street 125 EX. Com uma silhueta inconfundível e o ar de família da Burgman também pode ser uma boa opção e apesar de não ser tão popular como as duas japonesas apresentadas inicialmente, constitui-se como uma excelente alternativa e cheia de estilo, sendo que um exemplar de 2023 talvez caiba no seu orçamento.
Como refere o André, as scooters elétricas, cada vez mais populares, são uma alternativa ainda mais económica e amiga do ambiente, mas a aquisição de um modelo recente acaba por ir para além dos valores pretendidos.
Resumindo, a opção por uma scooter 125, para o seu perfil de utilizador e orçamento disponível assenta-lhe que nem uma luva e vai permitir poupar nos custos e ganhar em algo muito importante e cada vez mais disputado: tempo!