As nossas sugestões
O Filipe vive com um dilema que é comum a muitos de nós: compro ou não compro? E se compro e não gosto estarei preparado para perder bastante dinheiro a seguir? E se não comprar… que estarei eu a perder? Vou andar sempre a adiar o sonho?
Ou seja, a aquisição de moto, sobretudo para quem faz um uso mais esporádico, tipo férias ou alguns passeios com os amigos, pode ser mais difícil de justificar do que aquele que usa a moto quase todos os dias, fazendo dela o seu meio de transporte preferencial e desfrutando bastante mais.
Não creio que haja uma resposta clara para a sua situação e testar mais motos, como refere, talvez ainda aumente mais a confusão e a dificuldade de escolha, mas vamos dar-lhe uma sugestão de natureza mais prática que o pode ajudar:
Defina um valor mental do qual não gostaria de ir mais além, por exemplo 10.000€, mas também podem ser 8.000€ ou 12.000€, depende de si. Veja agora 3 ou 4 motos que podem corresponder ao que procura e se tiver alguém no seu lote de conhecidos que tenha uma, peça para testar. Uma vez que há potencial pendura, envolva também essa pessoa na escolha.
Vamos agora ver alguns possíveis exemplos, nem todas do Grupo KTM. O derradeiro foge, de certa forma, ao universo KTM, mas o coração é o mesmo, como vai perceber!
A KTM 790, que a marca “recuperou” em 2023, pode ser uma boa opção. O peso é praticamente o mesmo da 890, mas sente-se mais ágil, ainda que o motor não seja tão “cheio”. Além disso, se for esta a sua opção, consegue uma moto muito recente e com uma garantia extensa, o que é uma grande tranquilidade. Se não gostar e se tiver comprado usada, a perda na venda será tendencialmente menor que comprando novo.
A KTM 890, que está no mercado desde 2021, acaba por a conseguir adquirir talvez até a um preço inferior à “nova” KTM 790. O motor é o mesmo da Husqvarna Norden, que tem uma estética muito bem conseguida, mas um posicionamento mais elitista, que se reflete no preço final e mesmo não comprando novo o valor de aquisição será sempre elevado.
Ir para uma Adventure acima, seja a 1050 ou qualquer uma das outras, até ao topo da hierarquia com a 1290 pode ser aliciante, mas talvez seja mais difícil de justificar, além de que o peso e a inércia se vão fazer sentir mais. Talvez mais tarde, tal como refere. Ainda assim, a 1050 é uma moto fantástica e o motor nada intimidante, mas será sempre uma moto com alguns anos.
Se for na família KTM a sua opção, evite sempre as versões R. A estética pode sair beneficiada, mas são ainda mais altas, o que pode ser um problema.
Naturalmente que há muita oferta “balizando” os 1000 cc e a Africa Twin 1000 ou a Tiger 900 até 2023 (mais acessível à sua carteira), podem ser excelentes opções, mas as duas sugestões que lhe deixamos para o fim são algo diferente e talvez menos óbvias:
A Voge 900 DSX, que é uma versão mais oriental da BMW F900 GS, sendo ambas construídas no mesmo local. Neste caso consegue uma versão bem equipada por um preço abaixo dos 10.000€, com uma fantástica garantia de 5 anos e um peso a cheio a rondar os 230 kg. Chegou há pouco tempo ao mercado e não vai encontrar usadas.
Por último a CFMoto 800MT, seja na versão Sport ou na Explore, usa o motor da KTM 790. Uma moto muito completa em ambas as versões e que até tem estado em campanha, nas comemorações do 35.º aniversário da marca. É normal que consiga uma de serviço ou já com um ano e o valor final seja ainda mais baixo.
Veja ainda as nossas sugestões para o Rufino que pode ter um perfil com semelhanças ao seu.
Qualquer que seja a moto que venha a comprar, aproveite a oportunidade. Vivemos o Presente (e é disso que se trata). Os anos vão passando e nunca é tarde para cumprirmos os nossos sonhos, mas não há como negar que o nosso próprio corpo se vai começando a vergar ao peso dos anos.
Se, eventualmente, conseguir nem que seja de vez em quando fazer da moto o seu meio de transporte para o local de trabalho, fica ainda mais fácil de justificar o uso da moto e as alegrias que ela lhe vai dar!
Não espere mais! A primavera está aí e os dias ainda melhores e mais longos para fazer uso da moto, a só ou acompanhado!