fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Que moto comprar? Paixão pelas super-desportivas

O coração leva-me para as super-desportivas de 1000 cc

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
19 Abril, 2024
em Crónicas
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

As nossas sugestões

O Sandro já restringiu bastante o seu leque de opções pelo que agora a decisão será mesmo entre os “Big Four” do Japão. Deste modo já ficam de parte as marcas europeias, caso da BMW, Aprilia, Ducati ou Mv Agusta.

Não vale a pena estar a recomendar as 600 cc porque já percebemos que não é o que procura, mas os custos de aquisição e de utilização são bastante diferentes, como sabe. Ainda que mais numa perspetiva de circuito e numa comparação com motos novas, este vídeo do nosso Diretor, Domingos Janeiro, é de visualização quase obrigatória.

Há alguns anos atrás as super-desportivas de 750 cc eram bastante populares, mas acabaram praticamente por desaparecer do mercado e mesmo as de 1000 cc foram muitas vezes trocadas por maxi-trails, igualmente divertidas, mas menos exigentes e mais confortáveis. Ainda assim, por exemplo uma GSXR 750 das últimas, tipo 2015 em diante, pode ser uma escolha possível. Mais ágil que uma 1000 e menos exigente em termos de condução, mas igualmente divertida e com um motor muito cheio. Não a coloque de parte sem a experimentar.

Fonte: Motorcycle Specs

Focando-nos agora nas super-desportivas com um litro de cilindrada, a primeira sugestão é óbvia: tente comprar a moto mais recente que lhe for possível e que esteja em ótimo estado, além de original. Pode até ter um escape diferente, mas é crucial que tenha o de origem, até por causa das mais que prováveis inspeções periódicas obrigatórias.

Por exemplo, na GSX-R 1000 faz todo o sentido procurar modelos a partir de 2012, uma vez que nesse ano a moto sofreu importantes atualizações e uma cura de emagrecimento que a tornou ainda mais apetecível e viciante. Se for a Suzuki a sua eleita, saiba que será uma herdeira digna da revolucionária Suzuki GSX-R 750 de 1985 que veio revolucionar o mundo das super-desportivas.

Fonte: Asphalt and Rubber

Quanto à Honda CBR 1000 RR Fireblade, também nesse ano sofreu uma importante atualização, coincidindo com os 20 anos da popular designação “Lâmina de Fogo” ainda hoje usada pela marca. Grandes alterações ocorreram, por exemplo, ao nível das suspensões. De referir que foi a Honda, com a sua CB 750 Four, ainda na década de 60, que criou o conceito dos motores 4 em linha de pretensões desportivas.

Fonte: Sport Rider

Quanto à Kawasaki Ninja ZX-10R já tem como termo de comparação a do seu Pai e a recomendação é a mesma de sempre: comprar o mais recente e em melhor estado possível! Se foi a Honda quem criou a arquitetura do motor, a Kawasaki foi quem lhe deu a fama e mostrou as suas reais capacidades, ao lançar no início da década de 70 a sua Kawasaki Z1 900, que muitos consideram a Mãe de todas as superbikes.

Fonte: Motorcycle Specs

Por último e não menos interessante, temos a Yamaha com a sua YZF-R1. Em 2009 a marca começou a usar nos seus motores a tecnologia Crossplane, herdada diretamente da competição, mas se puder procure uma moto mais recente, por exemplo um modelo de 2012 em diante, já com controlo de tração. Caso a sua opção seja a R1, vai adquirir uma pura desportiva, herdeira da inovadora moto que a marca apresentou ao mundo em 1998 e daí para a frente foi colecionando sucessos.

Fonte: Yamaha Europe

Qualquer uma destas quatro motos vai ser certamente uma boa escolha, mas são motos que, além de muito gratificantes, exigem também muito de quem as conduz e não perdoam muitos erros. Considerando que há uma dúzia de anos atrás, a eletrónica estava bem menos desenvolvida que na atualidade e os pacotes eletrónicos atuais que conhecemos agora, como por exemplo as Unidades de Medição de Inércia (IMU) ainda estavam numa fase embrionária há que ter muita atenção na condução.

Além disso, com motores com valores de potência e binário desta ordem não se pode ser minimamente negligente em termos de consumíveis ou manutenção. Performance máxima exige produtos de qualidade, sendo os pneus um bom exemplo.

Fonte: Motorcycle.com

Tudo somado, se a sua decisão vai nesse sentido, que seja uma decisão o mais consciente e informada possível, uma vez que uma super-desportiva de 1000 cc acaba por constituir a porta de entrada para um mundo muito restrito.

São elas os “porta-estandartes” das marcas! Com sofisticadas soluções a nível mecânico e ciclístico, geralmente herdadas das competições mundiais ao mais alto nível, ou seja, MotoGP e Superbikes.

Página 2 de 2
Anterior12
Tags: CBR1000RRdestaqueGSX-R 1000Que moto escolherR1super-desportivasZX-10R

RELACIONADOS

Crónica – A Ultrapassagem
Crónicas

Crónica – A Ultrapassagem

Por Pedro Alpiarça “Só preciso que traves mais uma vez… Podia tê-lo feito há três curvas atrás mas quero...

Por Redação
9 Abril, 2025
Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?
Crónicas

Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?

Circular na via do meio ou da esquerda em Auto Estrada ou via equiparada, quando injustificadamente, é uma infração...

Por Redação
4 Maio, 2025
Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer
Crónicas

Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer

Trocar o óleo do motor da sua moto é uma das tarefas de manutenção de motos mais básicas e...

Por Redação
2 Abril, 2025
Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA
Crónicas

Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA

A Harley-Davidson apresenta a “Harley Night”, uma reinterpretação da tradicional Open House. Este evento que teve início em Espanha,...

Por Redação
2 Março, 2025
Próximo Post
SE-09 SBK: A nova versão especial das Aprilia RSV4 Factory e Tuono V4 Factory

SE-09 SBK: A nova versão especial das Aprilia RSV4 Factory e Tuono V4 Factory



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt