As nossas sugestões
Uma vez que, por questões de saúde, já abandonou as motos de puro off-road, não faz muito sentido ir escutar outra opinião médica, mas não deixava de ser uma possibilidade, até porque a medicina tem estado a evoluir rapidamente, até em campos complexos e exigentes, como o que refere.
Uma moto do tipo scrambler acaba por ter sempre um encanto e uma mística muito especiais. Podem não ser as motos mais cómodas, mais rápidas ou adequadas para viajar, mas o seu estilo e personalidade fazem delas motos verdadeiramente inconfundíveis e únicas já que é difícil resistir à tentação de alguma personalização e, desse modo, ter uma moto única.
Como refere, a nova Triumph Scrambler 400X está agora a chegar ao mercado e sugerimos que compre a Revista MOTOS deste mês de maio, para perceber um pouco melhor se é o que procura, além de uma comparação com a sua irmã gémea Speed 40.
Um monocilíndrico fácil, com refrigeração líquida e valores de potência e binário suficientes para o deixar com um sorriso nos lábios só de olhar para ela! Ainda por cima já está disponível para test-ride numa das concessões da marca e o preço de venda ao público está dentro do seu orçamento, desde que se contenha com os apetecíveis extras que constam do catálogo.
Não espere mais tempo! A marca já tem cinco concessões de Norte a Sul e é só questão de ver aquela que mais se adequa à sua localização e marque um teste para esta “modern classics” que pode bem ser a sua futura próxima moto. Um dia, mais tarde, pode até pensar em subir de cilindrada, mas para aceder ao mundo scrambler esta é uma proposta muito tentadora.
Relativamente à Ducati Scrambler 400 Sixty2 é também ela uma proposta aliciante e a porta de entrada na família scrambler do construtor italiano, com o encanto adicional de ter um motor bicilíndrico em V.
O grande problema é que uma moto nova pode “fugir” um pouco ao seu orçamento, o que pode levar a que opte antes por uma moto já matriculada, mas recente, talvez até já com alguns extras do seu agrado. Além disso, talvez por as vendas terem ficado aquém do esperado, já não se encontra no disponível no catálogo do site da marca para o nosso país.
Optar por uma ou por outra é sempre algo pessoal e implica, forçosamente, testar as duas para melhor decidir, sendo que no caso da Triumph a tarefa pode ser mais fácil, mas poderá haver complicações com os prazos de entrega.
Quanto a alternativas, existem várias, mas vai depender sempre muito do seu gosto pessoal. Uma hipótese é a Mash 400 Scrambler que pode ser uma escolha interessante e o preço de aquisição é mais acessível, embora o motor seja um monocilíndrico, ao contrário da Ducati.
A Royal Enfield Scram 411 também é uma proposta que pode ser aliciante. É previsível que venha a também a ser equipada com o novo motor que já está disponível na novíssima Hymalayan 450, mas ainda não há previsões para isso ocorrer. Também está equipa com um motor de apenas um cilindro.
A Honda CL 500 também é uma hipótese e apesar de ser um pouco mais pesada, não deixa de ser interessante e ter um motor bicilíndrico cheio de raça e de uma fiabilidade a toda a prova. Caso compre novo, deverá ficar muito próximo do limite do seu orçamento, mas é uma moto que não o vai desiludir.
A Brixton Crossfire 500 X ou mesmo a XC também é uma forte candidata. Uma estética inspirada, um motor bicilíndrico de 500 cc e um preço que consegue caber no seu orçamento, desde que haja alguma margem de negociação, fazem dela uma proposta muito equilibrada e divertida. No caso da versão XC talvez seja mesmo necessário optar por uma usada recente, mas o visual é ainda mais impactante.
Por último, uma moto de uma marca com uma forte ligação ao todo-o-terreno e que, certamente, conhece bem: a Husqvarna com a sua Svartpilen 401. Apesar de ser uma monocilíndrica não se deixe iludir por esse facto. O motor é forte em todos os regimes e muito divertido e a moto muito leve. O preço, em novo, deve ficar próximo daquele que estabeleceu como seu limite e o seu estilo mais urbano pode encher-lhe as medidas.
Tudo somado, já fica com várias referências sobre a sua futura moto. É altura de fazer a sua parte e depois partir à aventura!