Alguns comentários
O segmento de motos até 500 cc, seja de perfil mais turístico, trail, naked, retro, desportiva… tem estado em permanente ebulição. Depois de alguns anos de quase marasmo eis que a oferta neste momento é de tal forma elevada que torna difícil a escolha do consumidor.
Trata-se de uma cilindrada bastante equilibrada, em que, regra geral, os preços não são muito elevados e até os custos são suportáveis, incluindo ao nível do IUC que é de apenas 21,28€.
Parte desta explosão no segmento deve-se às marcas asiáticas que chegaram em força e estão a inundar, no bom sentido do termo, o mercado com excelentes propostas de motos equilibradas, bem equipadas e com preços contidos, como é o caso da sua provável escolha, a CFMoto 450 NK.
Caso ainda não o tenha feito, sugerimos que veja o nosso teste dinâmico, bem como a leitura da sua Revista MOTOS #95. Vai ter muita informação para o ajudar na sua escolha e perceber melhor se esta é realmente a que melhor corresponde ao que procura. Contate-nos para [email protected], caso queira adquirir esse número.
Nessa mesma revista a moto é caraterizada com três adjetivos: ousada, acessível e económica. Estas três palavras dizem quase tudo sobre a moto, mas podemos adicionar mais um quarto: divertida!
O seu bicilíndrico de 449 cc debita 46,9 cv às 10.000 rpm (dentro do limite da Carta A2) e um binário de 39,3 Nm às 7.750 rpm, para um peso em ordem de marcha a rondar os 180 kg. Isto, acompanhado de umas suspensões competentes, um quadro com boa rigidez e um sistema eficaz de travagem, é garantia de muitas horas de diversão aos seus comandos.
Disponível nas cores preto, branco ou azul por um preço que deve rondar os 6.000€, já com despesas de legalização associadas, não há como negar que representa uma proposta muito tentadora. Mesmo os consumos não são exagerados, mas vai depender sempre de vários fatores, nomeadamente o que a sua mão direita fizer.
Além disso, a marca também usa este motor na sua desportiva SR 450 e na recém-apresentada trail MT 450, o que constitui uma garantia extra relativamente às qualidades e fiabilidade geral do motor e não é à toa que a CFMoto está a correr no Mundial na Categoria Moto3.
Porém, não se pense que a concorrência não tem ofertas igualmente apelativas nesse perfil de motos. Deixamos apenas cinco, sabendo que existem mais:
Kawasaki Z 500 SE: um perfil muito similar face à CFMoto, existindo também uma versão carenada, que não é o que pretende. Herdeira de uma longa linha de motos de contorno desportivo e naked, tem também uma estética arrebatadora e um motor com boas prestações. O preço poderá ser um pouco superior, mas abaixo dos 7.000€.
Honda CB500F: mais uma proposta nipónica e que se assume como uma possível alternativa. Também equipada com um bicilíndrico em linha e descendente de um longo historial de motos dentro da marca. Muito fácil de conduzir, com uma ciclística muito equilibrada pode ser uma possibilidade também. O preço final também deve ficar abaixo dos 7.000€.
Benelli Leoncino 500: mais um modelo que carrega no seu nome uma forte carga histórica. Tem um estilo mais clássico, quase café racer, mas nem por isso é uma proposta menos válida. O seu motor é forte nos vários regimes e vem com duplo disco de travão à frente, algo pouco comum no segmento. O preço encaixa-se perfeitamente no seu orçamento e tem em vigor uma campanha de 0% de juros.
Macbor Eight Mille 500 Street: de novo uma proposta oriental, com um estilo marcadamente irreverente, reforçado com tonalidades fortes, caso do amarelo ou das duas saídas de escape estilizadas. Tem estado em campanha e por 5.999€ já com a matrícula. Se for esta a opção, nada como informar-se para saber se ainda está disponível.
Voge 525 R: outra proposta vinda da China em que a designação 525 pode induzir-nos em erro, mas a cilindrada é de 494 cc, sendo de destacar que tem um binário de 44,5 Nm às 7.000 rpm, ou seja, um pouco mais elevado que na CFMoto NK, fruto também da maior cilindrada. Também o peso é um pouco superior, próximo dos 200 kg. O preço encaixa bem no seu orçamento.
E a escolhida é?
Tal como nos solicitou, alargámos o seu leque de escolha, o que não significa forçosamente que lhe tenhamos facilitado a tarefa. Em rigor, talvez tenha sido exatamente o oposto!
Cabe-lhe agora a si decidir. Se tiver vontade, tempo e coragem pode experimentar algumas destas alternativas ou mesmo todas, mas também pode fazer uma observação mais focada nas caraterísticas técnicas e na informação disponível nas revistas e online e fazer test ride apenas de uma ou outra.
Caso vença a opção, perfeitamente legítima, de não testar mais nenhuma moto e avançar com a compra da CFMoto 450 NK vai ter uma moto que corresponde ao que procura, que já testou e lhe vai dar muitas alegrias. Ainda assim, lembre-se que testar mais motos antes de decidir acaba sempre por nos alargar os horizontes e pode até servir para reforçar que a nossa primeira opção é mesmo a melhor escolha!